O curso de Pós-graduação lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica visa a promover a formação continuada de profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento, solidamente estruturada em bases científicas, críticas e éticas. Por meio de reflexões que revelam a importância social e educacional das políticas, dos programas e dos projetos de educação profissional e tecnológica emancipatória e articulado a propostas criativas de intervenção educacional com destaque à importância da pesquisa, do trabalho coletivo e da produção teórico-prática no campo pedagógico, este curso contribui para a formação de sujeitos críticos e ativos, capazes de mobilizar conjuntamente alternativas em conexão com um projeto político de transformação social, buscando a justiça social e a superação das desigualdades, elevando sua compreensão acerca da docência na EPT e sua relação com a prática social. Almeja-se, assim, a formação humana integral, a emancipação social e a consolidação do Brasil como um país soberano e democrático.
Módulo 2 (135h)
Núcleo Específico - Fase 1 e TCC 2
Módulo 3 (120h)
Núcleo Específico - Fase 2 e TCC 3
Neste módulo, será tratado o caráter pedagógico e emancipatório da cultura digital e do trabalho, respectivamente, por meio do estudo da cultura digital ética, reflexiva, crítica e criativa; da relação pedagogia histórico-crítica versus pragmatismo, teoria do capital humano e lógica das competências; dos conceitos de ensino integrado e práxis transformadora, bem como a contribuição de cada uma dessas temáticas para o desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica brasileira.
Compõem este módulo as Unidades Temáticas da primeira fase do Núcleo Específico deste curso, as quais objetivam abordar as particularidades da Docência na EPT. Nas unidades temáticas que seguem, o cursista será convidado a refletir sobre a docência na EPT, relacionando questões teóricas com diversos tipos de práticas educacionais aplicadas em diferentes contextos.
Neste módulo, serão investigadas formas de avaliar e de garantir a qualidade do ensino na EPT, a partir do estudo dos documentos institucionais escolares que amparam a prática docente, de princípios e práticas educativas inclusivos, de concepções de pesquisa e extensão como prática de formação contínua e como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem e de fatores da evasão e do abandono discente, a fim de fomentar uma atuação docente ativa, crítica e inclusiva.