Banner

Orientações Gerais

de implantação dos Cursos

Seja bem-vindo à rede nacional de formação de profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica, da qual fazem parte várias instituições e profissionais com o objetivo de implementar a Política Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Aqui, você encontra as orientações de implantação, que foram elaboradas cuidadosamente para auxiliar na implementação e no desenvolvimento dos Cursos de Pós-graduação lato sensu (Especialização) em Docência, em Gestão e em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).


Orientações Gerais
Docência na EPT

Orientações Gerais
Gestão na EPT

Orientações Gerais
EaD na EPT


Seu conteúdo diz respeito, na sua maior parte, às instituições ofertantes, uma vez que são os atores mais diretamente envolvidos nesse processo. Contudo, o conhecimento mútuo das atribuições individuais potencializa uma gestão mais democrática, participativa, cuidadosa e com qualidade socialmente referenciada. Para isso, é essencial que você conheça e compreenda todas as etapas que envolvem uma formação realizada na modalidade de educação a distância (EaD), para que possa planejar sua atuação com coerência e criticidade.

A maior parte da organização didático-pedagógica do Curso foi previamente definida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Porém, há especificidades que devem ser estabelecidas pelas instituições de ensino ofertantes, como a escolha do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a estruturação das salas de aula das unidades temáticas e o desenvolvimento dos encontros virtuais e presenciais, por exemplo.

Nos documentos de Orientações Gerais de cada curso, encontram-se:

  • os pressupostos, os objetivos, o desenho pedagógico e a estrutura curricular do Curso; 
  • a descrição do papel das diferentes instituições e dos profissionais envolvidos na implantação e no desenvolvimento do Curso; 
  • a constituição do Sistema de Acompanhamento ao Estudante; 
  • a estrutura  dos materiais didáticos e as orientações para a organização do AVA para as unidades temáticas; 
  • as diretrizes para a avaliação: da aprendizagem e do Curso;
  • as orientações para a constituição e a formação das equipes; 
  • as orientações específicas para os gestores acerca dos itens financiáveis e sobre o fluxo de implementação do Curso; 
  • as atribuições das coordenações UAB e dos coordenadores de cursos UAB.

 

Recomendamos que a leitura destas Orientações Gerais para a implementação seja articulada e integrada com a do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Boa leitura e um excelente curso!