O curso de Pós-graduação lato sensu em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica visa aperfeiçoar profissionais da educação para as novas demandas educacionais, tendo em vista que a realidade técnica da EaD é parte da realidade social, nos quadros da qual o processo técnico se constitui e se desenvolve fazendo mediações. Refletindo sobre o caráter social do trabalho em EaD e ponderando sobre maneiras de organizar condições para o uso crítico e criativo dessas tecnologias de tal forma que se possa estimular a criatividade humana, tendo como princípio a sensibilidade com relação às implicações e aos modos de produzir e de utilizar os dispositivos digitais na EPT a distância, este curso tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das políticas de educação profissional e tecnológica emancipatórias e fortalecer, no Brasil, um projeto de sociedade comprometido com a sua própria transformação, tendo por base regras éticas e de solidariedade social.
Módulo 3 (120h)
Núcleo Específico - Fase 2 e TCC 3
Neste módulo, será tratado o caráter pedagógico e emancipatório da cultura digital e do trabalho, respectivamente, por meio do estudo da cultura digital ética, reflexiva, crítica e criativa; da relação pedagogia histórico-crítica versus pragmatismo, teoria do capital humano e lógica das competências; dos conceitos de Ensino Integrado e Práxis Transformadora, bem como a contribuição de cada uma dessas temáticas para o desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica brasileira.
Compõem este módulo as Unidades Temáticas da primeira fase do Núcleo Específico deste curso, as quais objetivam abordar as particularidades da EaD na EPT. Nas Unidades Temáticas que seguem, temas como fundamentos da EaD, mediação, planejamento pedagógico e avaliação em EaD, ambientes virtuais e materiais didáticos digitais são desenvolvidos tendo como enfoque o contexto de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Neste módulo, será abordada a Educação a Distância no contexto da EPT, com foco na mediação pedagógica nos ambientes virtuais, na interação e na construção de práticas formativas responsivas e dialógicas. Serão também discutidos os processos avaliativos voltados à melhoria contínua e à gestão participativa, além da compreensão dos sistemas de EaD e seus desafios e a institucionalização dessa modalidade como parte de uma educação inclusiva e conectada ao mundo do trabalho.