Banner

EaD na EPT

Curso de Pós-graduação (lato sensu)

Sobre o curso

O curso de Pós-graduação lato sensu em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica visa aperfeiçoar profissionais da educação para as novas demandas educacionais, tendo em vista que a realidade técnica da EaD é parte da realidade social, nos quadros da qual o processo técnico se constitui e se desenvolve fazendo mediações. Refletindo sobre o caráter social do trabalho em EaD e ponderando sobre maneiras de organizar condições para o uso crítico e criativo dessas tecnologias de tal forma que se possa estimular a criatividade humana, tendo como princípio a sensibilidade com relação às implicações e aos modos de produzir e de utilizar os dispositivos digitais na EPT a distância, este curso tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das políticas de educação profissional e tecnológica emancipatórias e fortalecer, no Brasil, um projeto de sociedade comprometido com a sua própria transformação, tendo por base regras éticas e de solidariedade social.

Módulo 1: Núcleo Comum e TCC I

Neste módulo, será tratado o caráter pedagógico e emancipatório da cultura digital e do trabalho, respectivamente, por meio do estudo da cultura digital ética, reflexiva, crítica e criativa; da relação pedagogia histórico-crítica versus pragmatismo, teoria do capital humano e lógica das competências; dos conceitos de Ensino Integrado e Práxis Transformadora, bem como a contribuição de cada uma dessas temáticas para o desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica brasileira.

1.

Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica
Analisar criticamente a importância da mediação pedagógica, do dialogismo, da interação, da interatividade e da formação docente para processos de ensino-aprendizagem significativos, articulando conceitos à prática da EaD na EPT.

2.

Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos I
Compreender a transição dos legados históricos da EPT brasileira. Reconhecer o Trabalho, a EPT, suas lutas e reivindicações através de necessidades específicas geracionais, de gênero, de migração e das comunidades tradicionais.

3.

Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos II
Entender o princípio pedagógico do trabalho, suas potencialidades e possibilidades de efetivação na escola unitária à luz dos conceitos de Ensino Integrado e Práxis Transformadora e visando às suas contribuições para a EPT.

4.

Trabalho de Conclusão de Curso I     
Elaborar o Plano de Formação, a partir da definição de um tema de interesse, após a conclusão das unidades temáticas do núcleo comum.

Módulo 2: Núcleo Específico - Fase 1 e TCC II

Compõem este módulo as Unidades Temáticas da primeira fase do Núcleo Específico deste curso, as quais objetivam abordar as particularidades da EaD na EPT. Nas Unidades Temáticas que seguem, temas como fundamentos da EaD, mediação, planejamento pedagógico e avaliação em EaD, ambientes virtuais e materiais didáticos digitais são desenvolvidos tendo como enfoque o contexto de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

 

1.

Fundamentos da Educação a Distância
O conceito de Educação a Distância. A Educação a Distância como modalidade educacional: marcos legais e regulatórios. Concepções e terminologias advindas da prática pedagógica mediada por tecnologias. A Educação Profissional e Tecnológica ofertada a distância: possibilidades e desafios para a formação omnilateral e emancipatória.

2.

Teorias, Metodologias e Planejamento Pedagógico na EaD
Conhecer e analisar teorias pedagógicas que fundamentam práticas e metodologias de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Compreender e planejar conteúdos técnicos e tecnológicos para a EPT na modalidade de EaD, sob a perspectiva da formação integral, emancipatória e comprometida com a transformação social.

3.

Produção de Materiais Didáticos Digitais
Fornecer subsídios teóricos e metodológicos para curadoria e produção de materiais didáticos significativos no contexto da EPT,  compreendendo seus limites e possibilidades de modo a abranger diferentes formatos que atendam às diversificadas necessidades de aprendizagens.

4.

Ambientes virtuais de aprendizagem: ferramentas e estratégias de avaliação
Conhecer o conceito de ambientes virtuais de aprendizagem, fazendo um recorte para o AVA Moodle, suas principais características e funcionalidades. Analisar os processos avaliativos para a aprendizagem a distância no contexto da EPT, a partir do conhecimento de ferramentas e estratégias digitais voltadas às avaliações formativas.

5.

Trabalho de Conclusão de Curso II   
Compreender a EaD a partir de uma abordagem sistêmica, tendo em vista sua incorporação na estrutura organizacional das instituições que ofertam EPT. Identificar e analisar as diferentes dimensões que constituem a gestão de sistemas de EaD. Problematizar e refletir sobre a implementação de sistemas de EaD articulados à EPT.

Módulo 3: Núcleo Específico - Fase 2 e TCC II

Neste módulo, será abordada a Educação a Distância no contexto da EPT, com foco na mediação pedagógica nos ambientes virtuais, na interação e na construção de práticas formativas responsivas e dialógicas. Serão também discutidos os processos avaliativos voltados à melhoria contínua e à gestão participativa, além da compreensão dos sistemas de EaD e seus desafios e a institucionalização dessa modalidade como parte de uma educação inclusiva e conectada ao mundo do trabalho.

 

1.

Mediação pedagógica em EaD            
Analisar criticamente a importância da mediação pedagógica, do dialogismo, da interação, da interatividade e da formação docente para processos de ensino-aprendizagem significativos, articulando conceitos à prática da EaD na EPT.

2.

Avaliação e melhoria contínua em EaD
Analisar e interpretar dados de desempenho específicos para a EaD, destacando a relevância das práticas de avaliação institucional para tomada de decisão e implementação de estratégias comprometidas com a oferta da modalidade de EaD voltada à transformação social.

3.

Sistemas e Gestão da EaD                   
Compreender a EaD a partir de uma abordagem sistêmica, tendo em vista sua incorporação na estrutura organizacional das instituições que ofertam EPT. Identificar e analisar as diferentes dimensões que constituem a gestão de sistemas de EaD. Problematizar e refletir sobre a implementação de sistemas de EaD articulados à EPT.

4.

Trabalho de Conclusão de Curso III  
Desenvolver e apresentar o Relatório de Pesquisa, a partir do Plano de Formação, visando a registrar, ampliar e compartilhar as reflexões elaboradas ao longo do curso.