
Biblioteca de recursos

Maria de Fátima goulão | Universidade Aberta - Portugal | 2023
#Elearning
#E-atividades
#Pedagogia do online
#Ferramentas digitais
#Estilos de aprendizagem
#Estruturação da atividade didática
#Modelo pedagógico

Alexandre Martins dos Anjos;
Glaucia Eunice Gonçalves da Silva
Secretaria de Tecnologia Educacional - UFMT | 2018
#Sociedade da Informação, cultura digital e TICs na educação
#TDIC e a organização do trabalho pedagógico escolar

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho; Ronaldo Nunes Linhares Revista Teias | 2023
#Pedagogia dos multiletramentos
#Novas práticas no espaço escolar que se relacionem com as nossas competências em ler o mundo a partir das mídias

Gizele de Souza; Catarina Moro Educar em Revista - Curitiba | 2020
#Comunicação e Hierarquia Social
#A virtualização do Ensino Superior
#Políticas públicas
#Educação Híbrida
#Inovações pedagógicas contemporâneas para uma educação emancipadora
#Formação de professores na cultura digital gamificação
#Integração de tecnologias digitais ao currículo #Narrativas dos professores nas redes #Ciberfeminismo
#Multiletramentos críticos na cibercultura
#Arquiteturas digitais de aprendizagem

Sara Ferreira Alves Castro
Centro de Educação e Ciências Humanas - UFSCAr | 2023
#Esta pesquisa analisou possíveis implicações da cultura digital e do ensino na pandemia sobre a prática pedagógica dos professores da Educação Profissional e Tecnológica
Maria Carolina Machado Magnus; Inara Fonseca;
Elizandro Maurício Brick
UFSC - Florianópolis | 2019
#O livro nos instiga a repensar a importância de se colocar em debate o papel da Universidade, principalmente no que se refere a formação de professoras e professores, no desempenho em dar visibilidade a outros saberes que não somente aqueles denominados científicos/acadêmicos.

Lúcia Santaella
Revista FAMECOS - Porto Alegre | 2003
#Este artigo trata da questão do desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e sua implicação em todas as esferas da sociedade.

Demerval Saviani
Revista Brasileira de Educação | 2007
#Relação trabalho-educação ,
#Fundamentos histórico-filosóficos da educação #Educação politécnica

Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores - Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação | 2014
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
#Pedagogia dos multiletramentos
#Novas práticas no espaço escolar que se relacionem com as nossas competências em ler o mundo a partir das mídias

Magda Soares
Educação e Sociedade | 2002
#Letramento
#Cultura do papel
#Cibercultura
#Práticas de leitura #Práticas de escrita

UFBA, Salvador | 2011
#Inclusão digital
#Internet na educação
#Tecnologia da informação
#Inclusão social
#Políticas públicas

Marcelo Cabeda
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância | 2004
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância | 2004
#O objetivo deste artigo é estimular o interesse do leitor em avaliar as possibilidades da Educação a Distância, EAD, em seu formato de didática on-line, EOL colaborativa, como um método possível de auxílio à produção de conhecimentos, com a finalidade de desenvolver a cidadania.

Charles Hodges; Stephanie Moore; Barb Lockee ;Torrey Trust; Aaron Bond
Educase Review| 2020
#Well-planned online learning experiences are meaningfully different from courses offered online in response to a crisis or disaster. Colleges and universities working to maintain instruction during the COVID-19 pandemic should understand those differences when evaluating this emergency remote teaching.

Braian Veloso; Daniel Mill; Revista Portuguesa de Educação | 2024 #Educação a distância
#Ensino remoto
#Pandemia
#Ensino remoto
#Pandemia

Maria Ciavatta;
Marise Ramos
Revista Retratos da Escola, Brasília | 2011
Marise Ramos
Revista Retratos da Escola, Brasília | 2011
#Dualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas raízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo.

Elementos para uma reflexão sobre a inteligência artificial na EPT
Raquel Folmer Côrrea; Vicente Ciotta lima;
Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisa Sobre Educação Profissional e Tecnológica | 2023
Nesse texto os autores discutem a importância da Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando seu impacto nas práticas pedagógicas e a necessidade de reflexões críticas sobre sua adoção. O artigo convida a uma análise cuidadosa dos desafios e oportunidades que a IA traz para a formação de profissionais no contexto da EPT.

Maria Adélia Costa; Giuliano Richard Ribeiro; Eduardo André Mossini;
Revista Conexões | 2023
O texto explora como a Inteligência Artificial pode contribuir para a prática docente na Educação Profissional, destacando seu potencial para melhorar o ensino e a aprendizagem. O artigo aborda as possibilidades e desafios da integração da IA nas práticas pedagógicas, enfatizando sua relevância no contexto educacional atual.
Revista Conexões | 2023
O texto explora como a Inteligência Artificial pode contribuir para a prática docente na Educação Profissional, destacando seu potencial para melhorar o ensino e a aprendizagem. O artigo aborda as possibilidades e desafios da integração da IA nas práticas pedagógicas, enfatizando sua relevância no contexto educacional atual.

Samuel de Oliveira Durso
Revista Retratos da Escola, Brasília | 2011
Revista Retratos da Escola, Brasília | 2011
#Dualidade e fragmentação no ensino médio e na educação profissional devem ser compreendidas não apenas na sua expressão atual, mas também nas suas raízes sociais – a estrutura secular da sociedade de classes ede implantação do capitalismo.

Manoel Salvino de Lima Neto | Revista do Professor de Física | 2024
Neste texto o autor analisa as potencialidades da Inteligência Artificial na criação de materiais didáticos para o ensino de Física. O artigo destaca como a IA pode facilitar o desenvolvimento de recursos pedagógicos personalizados e interativos, melhorando a experiência de ensino e aprendizagem nessa área.

Revista Foco | 2024
Os autores examinam os impactos da Inteligência Artificial na educação, destacando como ela modifica práticas pedagógicas, personaliza o aprendizado e apresenta desafios para o ensino. O artigo discute os efeitos positivos e negativos da adoção da IA em sala de aula.

ETD – Educação Temática Digital | 2024
Os autores analisam a produção acadêmico-científica sobre Inteligência Artificial no campo da educação. O artigo explora tendências, desafios e o impacto da IA no desenvolvimento de práticas educativas, destacando seu papel crescente no ambiente acadêmico.

Lúcia Santaella
PPGCOM/UFMG | 2023
Neste texto Santaella reflete sobre a Inteligência Artificial no contexto da cultura de plataformas digitais, analisando os desafios que ela impõe à criatividade humana. A obra discute como a IA transforma a produção cultural e as dinâmicas sociais, destacando as implicações tecnológicas para a criatividade e inovação.

Revista de Ciências Humanas | 2023
Os autores examinam os impactos da Inteligência Artificial na educação, destacando como ela modifica práticas pedagógicas, personaliza o aprendizado e apresenta desafios para o ensino. O artigo discute os efeitos positivos e negativos da adoção da IA em sala de aula.

Faculdade de Educação da Unicamp | 2023
Os autores analisam a produção acadêmico-científica sobre Inteligência Artificial no campo da educação. O artigo explora tendências, desafios e o impacto da IA no desenvolvimento de práticas educativas, destacando seu papel crescente no ambiente acadêmico.
Os autores analisam a produção acadêmico-científica sobre Inteligência Artificial no campo da educação. O artigo explora tendências, desafios e o impacto da IA no desenvolvimento de práticas educativas, destacando seu papel crescente no ambiente acadêmico.

Marc Prensky | On the Horizon | 2001
#Part one of this paper highlights how students today think and process information fundamentally differently from their predecessors, as a result of being surrounded by new technology. The author compares these “digital natives” with the older generation who are learning and adopting new technology naming them “digital immigrants”.
