O que você me diz sobre o que conversamos até aqui?

Ao pensarmos na EPT na e para a cultura digital, a prática pedagógica mediadora poderá criar condições efetivas para que os trabalhadores se insiram de maneira crítica e ética no mundo do trabalho e ajam como sujeitos na perspectiva de emancipação social.

E então, cursista, vamos fazer uma reflexão final?  

Título: Encerramento com Professora Luciane
Fonte: Prosa (2024).

Você, como um profissional da área técnico-administrativa ou, mesmo sendo docente, exercendo um cargo de gestão em instituição de EPT, pode estar pensando em como contribuir para uma formação de trabalhadores na cultura digital na perspectiva emancipadora.

Sobre isso, posso lhe dizer que o que conversamos sobre alfabetizar-se e letrar-se digitalmente continua valendo! Sem dúvida, conhecer as potencialidades das tecnologias digitais disponíveis para que possa inseri-las no seu trabalho cotidiano e aprimorá-lo é o primeiro passo, pois “elas são importantes para agilizar, facilitar, mediar e efetivar processos” (Procasko; Giraffa, 2022, p. 9).

Além disso, compreender que a cultura digital tem, como especificidade, viabilizar formas inovadoras de comunicação e de interação lhe ajudará a traçar ações de gestão embasadas no trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar. Isso porque 

“é o(a) gestor(a) que necessita planejar, comunicar e trabalhar junto aos demais indivíduos do ambiente educacional, exercendo uma liderança coerente com o contexto atual em que vivemos

Procure registrar em seu memorial suas experiências práticas cotidianas relacionadas ao seu trabalho como professor, professor gestor ou profissional da área técnico-administrativa em que você consegue reconhecer a presença da cultura digital. Quais conceitos vistos até aqui você consegue visualizar em suas práticas? Além disso, reflita como essas práticas poderiam ser ampliadas por meio da cultura digital. Considere também experiências não relacionadas a essa cultura que poderiam ser incrementadas quando conectadas às tecnologias digitais. 

Por fim, é importante ter em mente que a EPT é singular porque tem, como diretriz, a formação de trabalhadoras e trabalhadores, nos diversos níveis e modalidades, num horizonte transformador, isto é, de superação da sociedade de classes responsável pela opressão em suas diversas faces, como a étnico-racial, de gênero, geracional, capacitista, social. 

Sendo assim, a instituição que oferta cursos na modalidade EPT cumpre um relevante papel na inclusão digital das pessoas, possibilitando a elas exercerem sua cidadania e efetivamente participarem como autoras, produtoras e disseminadoras de informações e de conhecimento na e para a cultura digital

Espero que nossas conversas sobre Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica tenham sido proveitosas para você, suscitando inquietações, reflexões e ideias que, se transformem em projetos potencializadores da formação crítica, ética e emancipadora à classe trabalhadora! Convido você a acessar a Biblioteca Virtual dessa unidade onde encontrará recursos diversos, como livros, artigos e materiais relevantes para aprofundar suas reflexões e auxiliar em seus projetos futuros.

Luciane Penteado Chaquime
card do curso