ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2004. p. 387-417.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, [s. l.], v. 34, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8708 . Acesso em: 22 ago. 2024.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ANDREA PIACQUADIO. Woman in White Long Sleeve Shirt Holding Blue Book. Pexels, [s.l.], 23 fev. 2020. 1 fotografia. Disponível em: https://www.pexels.com/photo/woman-in-white-long-sleeve-shirt-holding-blue-book-3793598/. Acesso em: 15 dez. 2023.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação e desigualdade social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 26, n. 4, p. 107–122, 2019. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051. Acesso em: 20 jul. 2024.
LINHARES, Célia; NUNES, Clarice. O memorial: lugar de reinvenção da trajetória de educadores. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: Editora da UFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 31-42.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n. 23, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167. Acesso em: 08 jul. 2024.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal: Editora da UFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
PIXABAY. Man in Black and White Polo Shirt Beside Writing Board. Pexels, [s.l.], 29 Ago. 2016. 1 fotografia. Disponível em: https://www.pexels.com/photo/man-in-black-and-white-polo-shirt-beside-writing-board-159844/. Acesso em: 15 dez. 2023.
PROSA. Reflexões em torno da sua questão-problema. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024a. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Reflex%C3%B5es_em_torno_da_sua_quest%C3%A3o-problema.png. Acesso em: 22 jan 2025.
PROSA. O que devo fazer em meu Memorial de Formação?. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024b. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_que_devo_fazer_em_meu_Memorial_de_Forma%C3%A7%C3%A3o%3F.png. Acesso em: 22 jan 2025.
PROSA. As Unidades Temáticas do Módulo II de Docência. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:As_Unidades_Tem%C3%A1ticas_do_M%C3%B3dulo_II_de_Doc%C3%AAncia.png. Acesso em: 22 jan 2025.
PROSA. Integração como princípio de articulação para o trabalho docente na EPT. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024d. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_diversidade_brasileira!.png. Acesso em: 22 jan 2025.
PROSA. Trajetória e reflexão caminham juntas. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024e. 1 GIF. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Trajet%C3%B3ria_e_reflex%C3%A3o_caminham_juntas.gif. Acesso em: 22 jan 2025.
PROSA. Articulações para o seu Memorial de Formação. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024f. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Articula%C3%A7%C3%B5es_para_o_seu_Memorial_de_Forma%C3%A7%C3%A3o-.png. Acesso em: 22 jan 2025.
PROSA. A relação entre a prática vivenciada e a teoria estudada. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2024g. 1 montagem.
PROSA. O caminho formativo percorrido até aqui. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024h. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_caminho_formativo_percorrido_at%C3%A9_aqui.png. Acesso em: 22 jan 2025.
SARTORI, Adriane Teresinha. Os professores e sua escrita: o gênero discursivo “memorial de formação”. Tese (Doutorado) (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2008. 236 p.
SARTORI, Adriane Teresinha. O memorial de formação e a graduação de (futuros) professores. Scripta, v. 15, n. 28, p. 267-284, 18 jul. 2011. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4319. Acesso em: 23 jul. 2024.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 14 dez. 2023a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53396673897/in/album-72177720312317891. Acesso em: 15 dez. 2023.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out. 2023b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297736756/in/album-72177720312317891. Acesso em: 15 dez. 2023.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out. 2023c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53298048434/in/album-72177720312317891. Acesso em: 15 dez. 2023.
SILVA, Gercivania Gomes da; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 335–343, 2021. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/308. Acesso em: 20 jul. 2024.
STARTUP STOCK PHOTOS. Writing Drawing. Openverse, [s.l.], [s.d.]. 1 fotografia. Disponível em: https://openverse.org/image/da4bc959-9f9f-4da7-8110-aae893f0e8ad?q=writing. Acesso em: 15 dez. 2023.