A sua questão norteadora
Compreendendo que o memorial, enquanto uma metodologia de pesquisa-formação para o docente, é uma oportunidade pedagógica de reflexão crítica que busca ressignificar a compreensão dos processos e de si mesmo, António Nóvoa e Matthias Finger afirmam que o método biográfico é:
Um conjunto alargado de elementos formadores, normalmente negligenciados pelas abordagens clássicas e que possibilita que cada indivíduo compreenda a forma como se apropriou destes elementos formadores
Esta é a proposta deste curso: que cada docente, ao trilhar esse percurso formativo, o faça articulando a sua realidade aos conhecimentos teóricos discutidos em cada Unidade Temática.
Título: O caminho formativo percorrido até aqui
Fonte: Prosa (2024h).
Nesse momento, é necessário que você justifique a escolha de sua questão norteadora, articulando-a à sua trajetória profissional e à sua formação, e que você explicite as escolhas teóricas realizadas até agora. Para isso, a partir da sua questão norteadora, cabem os questionamentos:
- Por que escolhi essa problemática?
- Como essa questão se relaciona com fatos que marcaram a minha vida pessoal, intelectual e profissional?
- Qual a razão dessa minha escolha?
Essa é a justificativa da sua investigação!
Feito isso, o momento seguinte será para discussão e reflexão a respeito da problemática escolhida à luz dos estudos realizados nos Módulos I e II. Ou seja, cabe ao docente estudante desse curso, ao tomar consciência de sua experiência, perceber a dimensão da mediação biográfica, enquanto narrador que vivencia uma experiência da reflexão sobre si mesmo.
Em termos operacionais, nesse momento você irá registrar os conceitos trabalhados nas diferentes Unidades Temáticas do Módulo II e articulá-los à sua questão norteadora, fundamentando, assim, sua investigação.
Abrahão (2011) afirma que a pesquisa (auto)biográfica é sempre uma possibilidade de valorização do sujeito que está inserido em um determinado contexto socioeconômico, político e cultural característico de seu tempo, em um espaço geográfico onde as vivências se transformam em experiências, pela via da reflexão crítica, tornando cada trajetória significativa. Por isso a importância de um registro permanente.
Resumidamente, nesse momento você irá:
- reafirmar sua questão norteadora;
- relatar a razão dessa escolha;
- articular as discussões de cada Unidade Temática com essa questão, buscando propor alternativas de efetivação de um trabalho pedagógico significativo.
E, assim, efetivar uma educação profissional que atenda aos anseios da população trabalhadora brasileira.
Realizando as articulações no decorrer das discussões, você se enquadra em um perfil de profissional que olha analítica e criticamente para a realidade e, por isso, já trilhou um importante caminho de formação até aqui!
A próxima etapa trará a finalização desse processo, que, com certeza, não termina com o final do curso, mas continua em toda a nossa vida profissional, posto que atuar como docente na EPT exige o estudo permanente.
Para finalizar, vale a pena destacar que as pedras no caminho sempre nos ajudam a construir novas pontes e novas possibilidades.
Bom trabalho!