Organizando o seu Memorial

Construir um memorial é um exercício sistemático de refletir e escrever a própria história, rever sua própria trajetória e aprofundar, a partir dos estudos e das discussões, a reflexão a respeito de sua realidade profissional. Para além de um exercício de autoconhecimento, trata-se de uma ação formadora. Assim sendo, o memorial é um texto no qual os acontecimentos, dúvidas, inquietações, sínteses e reflexões são narrados na primeira pessoa do singular, com uma sequência definida com base nas memórias e nas escolhas do autor no registro da própria experiência profissional.

Trajetória e reflexão caminham juntas

Título: Trajetória e reflexão caminham juntas
Fonte: 
Prosa (2024e).

Busca-se, com esse processo pedagógico, desenvolver a reflexão crítica sobre as aprendizagens teóricas, práticas e de identidade profissional trabalhadas no decorrer do curso. Segundo Célia Linhares e Clarice Nunes,

A finalidade de escrever sobre a própria aprendizagem é justamente a de poder (aprender a) situar-se do lado do processo e não do produto, da ação e não da produção, pois se volta para a relação da pessoa com o conhecimento.

(Linhares; Nunes, 2008, p. 35, grifo nosso).

Dentro dessa perspectiva, nesse momento do curso, você vai:

  • reafirmar sua questão norteadora de estudo;
  • registrar as sínteses que realizou a partir do Módulo I;
  • articular os conceitos, os debates e as discussões realizadas no Módulo II.

Assim, você repassará as elaborações iniciadas no módulo anterior, examinando e reavaliando cada item, analisando seus avanços e registrando suas percepções. Veja alguns exemplos:

Articulações para o seu Memorial de Formação

Título: Articulações para o seu Memorial de Formação
Fonte: 
Prosa (2024f).

Descreva essas articulações em seu Memorial, bem como suas dúvidas e inquietações.