
Práticas educativas para a permanência e
êxito discente na EPT: teorias e didáticas
INTRODUÇÃO
Título: Apresentação da Profa. Dra. Alexsandra Zanin
Elaboração: Prosa (2025).
Caro estudante,
Esta Unidade Temática (UT) tem o objetivo de discutir os fatores do abandono e da permanência de estudantes na EPT brasileira, refletindo sobre os desafios, possibilidades e estratégias educativas voltadas ao fortalecimento da permanência estudantil nesta modalidade de ensino. Neste capítulo, iniciaremos as reflexões a partir dos conceitos de 'permanência', 'abandono' e 'evasão escolar', entendendo como esses conceitos complexos, que são diferentes entre si e possuem múltiplas faces, são construídos socialmente. Ainda, problematizaremos o modelo de sociedade que a 'exclusão escolar' representa e refletiremos acerca dos fatores que os envolvem. Por fim, um dos intuitos deste capítulo é estabelecer a forma que esses fenômenos – que funcionam em uma relação dialética – abrangem questões sociais, econômicas, políticas e culturais, externas e internas às instituições de EPT. Nosso objetivo central é enfatizar os conceitos de ‘permanência e êxito’ em uma perspectiva dialética e articulada com os princípios da educação integral.
Desejamos as boas-vindas à UT Práticas Educativas para a Permanência e Êxito discente na EPT: teorias e didáticas.
Bons estudos!