A formação de professores da EPT é um processo dinâmico e contínuo, caracterizado por oscilações e descontinuidades, em vez de uma sucessão linear de eventos. Não se trata de um simples acréscimo ou substituição de conhecimentos, pois a atuação docente vai além da mera transmissão de conteúdos. Nesse sentido, não se pode presumir que o professor será automaticamente capaz de transferir conceitos, saberes, atitudes, valores e habilidades do contexto acadêmico para o profissional ao entrar em contato com fundamentos disciplinares (Lima; Reali, 2010).
De maneira geral, o processo formativo de um professor da EPT não ocorre somente com a formação inicial e continuada, acumulando conhecimentos e habilidades, mas também envolve reflexões sobre as experiências vivenciadas na sua trajetória de vida como profissional. A análise da própria atividade docente desenvolvida na EPT permite articular e ressignificar as experiências pessoais e profissionais, promovendo a formação profissional. Trata-se de um processo lento, complexo e permanente, ocorrendo em diferentes momentos e espaços formativos, que faz parte da carreira e constitui a profissionalização docente.
Para refletir: saberes necessários à Docência na EPT
Considerando o processo contínuo de construção de saberes e habilidades na formação docente da EPT que estudamos ao longo deste capítulo, propomos uma reflexão sobre sua trajetória. Isso envolve revisitar suas vivências associadas aos saberes necessários à Docência na EPT – da experiência, do conhecimento, pedagógicos, tecnológicos, interdisciplinares, de gestão e organização do trabalho pedagógico, da pesquisa e inovação —, especialmente se você já possui formação na área e/ou tem experiência docente.
A partir dessas recordações, reflita criticamente sobre os aprendizados que emergiram ao longo do percurso, relacionando-os às questões discutidas no texto. Por fim, sugerimos que esses aprendizados sejam registrados no Memorial, descrevendo o contexto da sua vivência e as suas considerações sobre esses aprendizados.