Considerações finais

Os três relatos sobre Docência na EPT narrados neste capítulo revelam cenários da complexidade e dos desafios atuais enfrentados pelos professores, especialmente dentro das instituições de ensino que oferecem EPT. Eles evidenciam a necessidade de uma constante adaptação do professor para lidar com a diversidade de públicos e as abordagens e estratégias que abrangem a Educação Profissional. A atuação do docente na EPT demanda uma prática pedagógica flexível e polivalente, que envolva o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, o que exige do professor uma formação contínua e uma preparação didática aprimorada.

Além disso, essas narrativas apontam para a importância da reflexão crítica e do trabalho colaborativo como elementos essenciais para a realização do processo educativo. Estratégias diferenciadas, tais como a Pedagogia da Alternância, a PPI e a verticalização do ensino, embora tragam avanços na EPT, também impõem desafios, como a adaptação de métodos de ensino, conteúdos e linguagens para diferentes faixas etárias e níveis de formação. O professor, nesse contexto, deve ser capaz de articular essas demandas de forma a promover uma educação de qualidade, capaz de atender às necessidades e expectativas de um público diversificado.

Para refletir: seu relato como docente ou estudante

Ao final desta unidade, esperamos que você possa ter compreendido como as histórias que vivemos são importantes na formação docente. Agora, convidamos você a escrever uma narrativa que marcou, caracterizou ou direcionou sua vida escolar, analisando criticamente essa situação. Não esqueça de registrar sua reflexão no Memorial, destacando como a experiência contribuiu para sua formação, ou seguir as instruções do tutor do curso.

Em suma, as narrativas sobre a docência na EPT reforçam a ideia de que a formação contínua dos professores e a reflexão sobre a prática pedagógica são essenciais para superar os desafios da EPT e para a construção de um ensino que prepare os estudantes para a inserção no mundo do trabalho, ao mesmo tempo que contribui para sua formação cidadã e social.