Referências bibliográficas

Logotipo

ARCAFAR NORDESTE E NORTE. Regimento das Casas Familiares Rurais do Maranhão filiadas à Associação Regional das Casas Associação das Casas Familiares Rurais do Norte e Nordeste do Brasil. São Luís, 2012.

AUED, Bernardete. W; VENDRAMINI, Célia Regina. Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm#anexoii. Acesso em: 27 ago. 2023.

CAMACHO, Rodrigo Simão. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: Política de Formação Emancipatória de Educadores(as)-Camponeses(as) por meio da Pedagogia da Alternância. REVISTA NERA[s. l.], v. 27, n. 2, 2024. 

FRIZZO, Giovanni. F. E.; FERREIRA, Liliane S.; RIBAS, João Francisco M. A relação trabalho-educação na organização do trabalho pedagógico da escola capitalista. Educação, Santa Maria, v. 38, n. 3, set./dez. p. 553-564, 2013. 

FUENTES, Rodrigo C.; FERREIRA, Liliana S. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 722-737, jul./set. 2017. 

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS; tradução de Thierry de Burghgrave. Petrópolis(RJ): Vozes, Paris: AIMFR- Associação Internacional dos Movimentos Familiares Rurais, 2007.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA. Resolução Consup nº 028/2019. Revoga a Resolução Consup nº 102/2013 - Define as Diretrizes administrativas e curriculares para a organização didático-pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no IFFar. Santa Maria: IFFar, 2019. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/regulamentos-e-legisla%C3%A7%C3%B5es/resolu%C3%A7%C3%B5es/item/14837-resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-028-2019-revoga-a-resolu%C3%A7%C3%A3o-consup-n%C2%BA-102-2013-define-as-diretrizes-administrativas-e-curriculares-para-a-organiza%C3%A7%C3%A3o-did%C3%A1tico-pedag%C3%B3gica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional-t%C3%A9cnica-de-n%C3%ADvel-m%C3%A9dio-no-iffar. Acesso em: 21 nov. 2024.

MARQUES, Maristela B.; VIEIRA, Josimar de A.; PONTEL, Taiane L. Repercussões da prática profissional integrada na formação de estudantes do ensino médio integrado à educação profissional. Revista Contexto & Educação[s. l.], v. 35, n. 112, p. 185–199, 2020. 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aula prática. Flickr, [s.l], 2023a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200276856/in/album-72177720322547118. Acesso em: 20 fev. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aulas práticas (8). Flickr, [s.l], 2021b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200514878/in/album-72177720322547118. Acesso em: 20 fev. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Aulas práticas (24). Flickr, [s.l], 2021c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200268676/in/album-72177720322547118. Acesso em: 20 fev. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Estudantes em situações diversas (14). Flickr, [s.l], 2021a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200269316/in/album-72177720322547118. Acesso em: 20 fev. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Prática profissional integrada. Flickr, [s.l], 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200526359/in/album-72177720322547118/. Acesso em: 20 fev. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Salas de aula (2). Flickr, [s.l], 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199369312/in/album-72177720322547118. Acesso em: 20 fev. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Salas de aula (6). Flickr, [s.l], 2023b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200271991/in/album-72177720322547118. Acesso em: 20 fev. 2025.

MINUZZI, Evelize. D.; BACCIN, Bruna. A.; COUTINHO, Renato X. Prática profissional integrada (PPI) – dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. 

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília/São Paulo: Fundação Santillana/Editora Moderna, 2011.

PROSA. Aula prática. 2025b. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025. 1 montagem.

PROSA. IFRS Campus Sertão. 2025c. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025. 1 montagem.

PROSA. O trabalho pedagógico e suas múltiplas facetas. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025a. 1 ilustração.

SCHIEDECK, Silvia; VIANNA, Marcelo. Fachada do prédio do IFRS Campus Sertão. 1 fotografia. 2014. Disponível em: Fachada do prédio do IFRS Campus Sertão. Acesso em: 21 fev. 2025.

SILVA, Michael S. et al. Desenvolvimento profissional docente: perspectivas de construção de saberes. Revista Humanidades & Inovação. v. 8, n. 56, p. 104-115, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3686. Acesso em: 19 nov. 2024. 

SILVA, Francislene R.; SILVA, Ronegildo S.; AZÊVEDO, Hellen S. F. S.; AZEVEDO, José Mário A. Trabalho docente na educação profissional: das escolas de aprendizes artífices aos Institutos Federais e os desafios do ensino verticalizado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 2, n. 19, p. e9769, 2020. 

VEIGA, Ilma P. A. Docência: formação, identidade profissional e inovações didáticas. In: SILVA, Aida Maria M. et al. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a Inclusão Social. Recife: ENDIPE, p. 467-484, 2006.