Relatos sobre a Docência na EPT: contribuições para aperfeiçoar o trabalho pedagógico

Os professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) enfrentam o desafio de preparar estudantes para um mundo em constante transformação, marcado por dinamicidade e exigências crescentes. Para isso, é essencial que eles se mantenham alinhados às diversas premissas sociais, culturais, econômicas e tecnológicas. Além disso, devem compreender que o trabalho pedagógico abrange todas as ações que viabilizam a produção do conhecimento, considerando aspectos como o espaço, o tempo, os sujeitos envolvidos, os processos de aprendizagem dos estudantes, entre outros aspectos.

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Título: O trabalho pedagógico e suas múltiplas facetas
Fonte:
Ministério da Educação (2014; 2021b; 2021c; 2023).
Elaboração: 
Prosa (2025a).

A EPT é oferecida em diferentes níveis, etapas, formas e modalidades, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – um dos pilares essenciais dessa modalidade de ensino no Brasil. Tal princípio expressa o compromisso com uma formação integral e contextualizada, conectando a produção e a disseminação do conhecimento às demandas da sociedade e do mundo do trabalho.

O ensino na EPT transcende a simples transmissão de conteúdos, configurando-se como um processo de formação integral que prepara os estudantes para enfrentar os desafios técnicos, científicos e humanos do cenário contemporâneo. A pesquisa busca investigar e gerar novos conhecimentos que atendam diretamente às necessidades sociais e produtivas, qualificando o ensino ao trazer inovações educacionais e promovendo o desenvolvimento de tecnologias, metodologias e práticas que enfrentam os desafios locais e globais. A extensão, por sua vez, estabelece uma ponte entre as instituições de ensino e a comunidade externa, promovendo uma rica troca de saberes e contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento regional (Brasil, 2008).

Nesse contexto, a EPT se depara com múltiplos desafios que demandam um trabalho pedagógico cada vez mais complexo. Esse trabalho, compreendido como “[...] categoria central tanto na organização da escola, expresso em seu projeto pedagógico, quanto no conhecimento resultante dos processos realizados na instituição” (Frizzo; Ribas; Ferreira, 2013, p. 563), visa proporcionar uma educação ampla e significativa. Tal abordagem deve permitir ao estudante compreender e analisar criticamente a realidade, promovendo uma formação omnilateral que eleve suas capacidades intelectuais, morais e políticas.

Portanto, é imprescindível analisar e aprofundar a compreensão do trabalho pedagógico em desenvolvimento, buscando, nas palavras de Frizzo, Ribas e Ferreira (2013, p. 563),  “[...] estabelecer mais claramente suas características e, sobretudo, suas implicações”. Isso requer que os professores sejam reconhecidos como protagonistas de sua trajetória, comprometidos com o desenvolvimento da consciência, com a disseminação do conhecimento, com o aperfeiçoamento humano e com a humanização, em sintonia com os fundamentos histórico-ontológicos que articulam trabalho e educação (Fuentes; Ferreira, 2017).

Frente a esses desafios, a problemática central deste capítulo foca no trabalho pedagógico desenvolvido na EPT, sendo delineada da seguinte maneira: Enquanto docente em exercício ou futuro professor, como é possível aprimorar o trabalho pedagógico por meio da exploração de diferentes relatos sobre a Docência na EPT? Parte-se da premissa de que a atuação docente na EPT requer uma perspectiva crítica e reflexiva sobre as práticas educacionais, levando em conta o contexto em que elas se realizam e os desafios próprios dessa modalidade de ensino.

Dada a amplitude e a diversidade de significados que permeiam a abordagem, veremos, aqui, relatos que exploram as complexidades e as particularidades da prática docente, além do trabalho pedagógico na EPT, que é compreendido como uma categoria central na organização das instituições de ensino.