BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-4-de-29-de-maio-de-2024-563084558. Acesso em: 7 out. 2024.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIZZO, Giovanni Felipe Ernst; FERREIRA, Liliana Soares; RIBAS, João Francisco Magno. A relação trabalho-educação na organização do trabalho pedagógico da escola capitalista. Educação, [s. l.], v. 38, n. 3, p. 553–564, 2013.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.
GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 211-235, mar. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 nov. 2024.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
KUENZER, Acácia Zeneida; GRABOWSKI, Gabriel. Educação profissional: desafios para a construção de um projeto para os que vivem do trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 01, p. 297-318, 2006.
LEITE, Eliana Alves Pereira; RIBEIRO, Emerson da Silva; LEITE, Kécio Gonçalves; ULIANA, Marcia Rosa. Formação de profissionais da educação: alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educ. Soc., Campinas, v. 39, n. 144, p. 721-737, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2021.
LIMA, Maria Socorro M; REALI, Aline Maria M. R. O papel da formação básica na aprendizagem profissional da docência (aprende-se a ensinar no curso de formação básica?). In: REALI, Aline Maria de M. R; MIZUKAMI, Maria das Graças N. (orgs.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EduFSCar, 2010. p. 217-235.
MACHADO, Lucília Regina S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2015.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 23–38, 2015.
NÓVOA, António. (coord.). Os professores e a sua formação Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018, pp. 15-34.
PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro L. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
PIMENTA, Selma Garrido, Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 3, n. 3, 2009.
PROSA. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. 2025b. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025. 1 montagem.
PROSA. Conhecimentos teóricos e práticos estudados durante a formação inicial pelos futuros professores em EPT. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025. 1 montagem.
PROSA. Desafios práticos envolvidos nos saberes da docência da EPT (1) [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025. 1 ilustração.
PROSA. Desafios práticos envolvidos nos saberes da docência da EPT (2). 2025d. 1 ilustração. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desafios_pr%C3%A1ticos_envolvidos_nos_saberes_da_doc%C3%AAncia_da_EPT_(2).png. Acesso em: 21 fev. 2025.
PROSA. Desafios práticos envolvidos nos saberes da docência da EPT (3). 2025e. 1 ilustração. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desafios_pr%C3%A1ticos_envolvidos_nos_saberes_da_doc%C3%AAncia_da_EPT_(3).png. Acesso em: 21 fev. 2025.
PROSA. Desafios práticos envolvidos nos saberes da docência da EPT (4). 2025f. 1 ilustração. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desafios_pr%C3%A1ticos_envolvidos_nos_saberes_da_doc%C3%AAncia_da_EPT_(4).png. Acesso em: 21 fev. 2025.
PROSA. Desafios práticos envolvidos nos saberes da docência da EPT (5). 2025g. 1 ilustração. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desafios_pr%C3%A1ticos_envolvidos_nos_saberes_da_doc%C3%AAncia_da_EPT_(5).png. Acesso em: 21 fev. 2025.
ROSADO, E. M. S. Contribuições da Psicologia para uso da mídia no ensino-aprendizagem. Águas de Lindóia: Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1998. p.217-237.
SAVIANI, Dermeval. A filosofia da educação e o problema da inovação em educação. In: GARCIA, W. E. (org). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, p. 15-29, 1989.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, 2023a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297970578/in/album-72177720312317891. Acesso em: 20 fev. 2025.
SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, 2023b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53472555693/in/album-72177720312317891. Acesso em: 20 fev. 2025.
SHULMAN, Lee S. The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004.
SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F.; BARROS, Vitoria M. (orgs.). Educação e transdisciplinaridade II. Coordenação Executiva do CETRANS. São Paulo: TRIOM, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIEIRA, Marilandi Maria M.; VIEIRA, Josimar de Aparecido. O uso do seminário na formação inicial de professores da educação profissional. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 969–983, 2020.
VIEIRA, Josimar de Aparecido; VIEIRA, Marilandi Maria M.; BELUCAR, Maria Cristina A. Formação continuada de professores da educação profissional: particularidades e ações necessárias. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [s. l.], v. 4, n. 10, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1058/974. Acesso em: 7 out. 2024.