Saberes tecnológicos
Os saberes tecnológicos referem-se às habilidades que os professores desenvolvem para integrar Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) de maneira adequada, criativa e pedagógica no processo ensino-aprendizagem. Com o avanço e a crescente presença das TDICs no trabalho pedagógico da EPT, esses saberes são essenciais para que o professor consiga criar um ambiente de aprendizado dinâmico, interativo e alinhado às demandas contemporâneas. Castells (2013) afirma em nota que a tecnologia não determina a sociedade, mas a incorpora, da mesma forma que a sociedade não determina a inovação tecnológica, mas a utiliza.
Na EPT, a tecnologia pode ser uma ferramenta significativa no processo de produção dos conhecimentos e de novos saberes – na medida em que possibilita buscar novas formas de análises, interpretações e produção do conhecimento. Para tanto, precisa ser agregada ao processo de ensino-aprendizagem em que o professor, ao utilizá-la, poderá refletir sobre suas possibilidades, potencialidades e limitações.
Poderá, ainda, conhecer cada um dos recursos disponibilizados, suas facetas colaborativas com as demais áreas de conhecimento, assim como apropriar-se de novas ferramentas que possibilitem a aquisição de novas habilidades para prática pedagógica. Rosado (1998) salienta que a presença de novas tecnologias de ensino coloca o professor diante de um processo de reflexão, de redimensionamento de sua função e de seu papel na sociedade.