Saberes pedagógicos

Os saberes pedagógicos se referem ao saber articulado, que é construído pelo professor no cotidiano de seu trabalho, a partir de sua prática social de ensinar.

Para Pimenta (2018, p. 26), “[...] frequentando os cursos de formação, os futuros professores poderão adquirir saberes sobre a educação e sobre a pedagogia, mas não estarão aptos a falar sobre saberes pedagógicos”. É na ação, a partir do seu próprio fazer e da reflexão sobre a prática docente, que o professor constrói os saberes pedagógicos, posto que esses saberes se referem a como ensinar. Pode-se afirmar que esses saberes são produzidos pelo professor no seu trabalho cotidiano, os quais possibilitam ao professor interagir com os seus estudantes na sala de aula e na instituição de ensino em que atua. 

Os saberes pedagógicos contribuem com a formação de professores na medida em que lhes permite entender a prática social de ensinar e as especificidades do trabalho docente, possibilitando construir sua identidade de professor. Esses saberes estão relacionados com o contexto que envolve a Pedagogia enquanto ciência da educação. Trata das teorias que foram estruturando o campo da educação ao longo dos tempos, as concepções de ensino, de escola e de educação de modo geral. Pimenta (2018, p. 26) destaca que, ao ter contato com os saberes sobre a educação e Pedagogia, os professores

 

[...] podem encontrar instrumentos para se interrogarem e alimentarem suas práticas, confrontando-os. É aí que se produzem saberes pedagógicos, na ação.