Saberes de gestão e organização do trabalho pedagógico
A EPT tem especificidades que exigem dos professores o domínio de conteúdos e habilidades para planejar, organizar, gerir e avaliar processos pedagógicos de maneira eficiente, interdisciplinar e contextualizada. Para tanto, é fundamental um olhar amplo e integrado, em que o professor atua como gestor, articulador e facilitador, garantindo que o trabalho pedagógico se mantenha contextualizado e alinhado às necessidades dos estudantes e do mundo do trabalho. É a isso que se referem os saberes de gestão e organização do trabalho pedagógico.
De acordo com Libâneo (2021, p. 137),
[...] a educação escolar tem a tarefa de promover a apropriação de saberes, procedimentos, atitudes e valores por parte dos alunos, pela ação mediadora dos professores e pela organização e gestão da escola.
O mesmo autor destaca que o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino e, portanto, deve saber ensinar, saber se comunicar, saber trabalhar em equipe, saber contribuir na organização de trabalho. Dessa forma, torna-se imprescindível gestar a educação dentro da sala de aula, com os estudantes, e fora dela, com seus colegas de trabalho. Além disso, em se tratando da EPT, saberes da gestão e organização do trabalho pedagógico possibilitam que
os professores exerçam suas atividades como gestores educacionais que planejam, coordenam e organizam o processo de ensino-aprendizagem de maneira integrada e contextualizada com a realidade do mundo do trabalho.