Saberes interdisciplinares (Tardif)
Os saberes interdisciplinares relacionam-se ao conjunto de conhecimentos e habilidades que um professor da EPT desenvolve a partir de diferentes áreas do saber, buscando uma abordagem integrada ao processo de ensino-aprendizagem.
Parte-se do pressuposto de que a docência não pode ser desenvolvida apenas com a transmissão de conteúdo de um único componente curricular, mas como um processo que envolve múltiplos saberes, abordagens e práticas que se inter-relacionam. Shulman (2004) menciona que a prática interdisciplinar não é simplesmente a junção de conteúdos de várias disciplinas, mas uma habilidade complexa que envolve uma compreensão profunda dos conteúdos e das melhores maneiras de ensiná-los de forma integrada e acessível, sempre considerando o contexto e as necessidades dos estudantes.
Nesta direção, Kuenzer e Grabowski (2006) destacam que a EPT exige a formação de professores que sejam habilitados para produzir situações de ensino e de aprendizagem que possam despontar nos estudantes a capacidade de produção intelectual, a partir da qual os sujeitos serão capazes de lidar com as problemáticas da vida social e do mundo do trabalho. Para tanto,
os professores devem ser capacitados para gerar reflexões nos estudantes, de modo que os aprendizes desenvolvam uma visão ampla do ambiente que os cerca e dos contextos nos quais estão inseridos, analisando-os de maneira crítica (Machado, 2015).
Assim, depreende-se que os saberes interdisciplinares são indispensáveis na Docência na EPT, que tem o desafio de formar profissionais que compreendam criticamente os desafios complexos do mundo do trabalho e da sociedade, desenvolvendo saberes e habilidades técnicas, assim como a formação integral dos estudantes, o que exige uma abordagem pedagógica integrada que transcenda as limitações da organização do ensino de forma disciplinar.