Saberes relacionados à pesquisa e inovação

Inovador é, segundo Saviani (1989), aquilo que se opõe ao tradicional, entretanto, nem toda mudança expressa uma inovação.

Na EPT, o desenvolvimento da pesquisa e a inovação se manifestam na intenção de promover a unidade entre teoria e prática, contribuindo para o rompimento do formato tradicional de segmentação e separação das ações pedagógicas. Dessa forma, compreende-se que os saberes relacionados com a pesquisa e a inovação devem estar presentes no ensino não somente na formação do estudante que frequenta um curso, mas também na formação do professor que irá formar este estudante.

Para Freire (1996), a curiosidade e a inquietação necessitam estar presentes no ofício do professor. Ele enfatiza que o que existe de pesquisador em um professor não é o jeito de ser ou de atuar que se soma ao de ensinar, pois

[...] faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa”, atestando e reafirmando constantemente que [...] O que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador

(Freire, 1996, p. 32).

Para os professores promoverem a pesquisa e a inovação, é necessária a compreensão de saberes que combinam habilidades técnicas, pedagógicas e interpessoais. Trata-se de condutas, que, aliadas a uma postura ética e crítica, são essenciais para o desenvolvimento de uma EPT inovadora.