A integração curricular a partir dos eixos trabalho, ciência e cultura
O currículo integrado, que tem sua formulação histórica e teórico-prática na aproximação entre trabalho e educação, deve incorporar essa importante premissa oriunda da teoria e do desenvolvimento da EJA. Além disso, deve também objetivar o desenvolvimento das diversas dimensões que constituem o ser humano, buscando superar sua histórica fragmentação, advinda da realização de um trabalho dividido, que exige a realização de funções restritas e limita suas capacidades enquanto espécie.
O currículo (como expressão da organização do processo educativo) visa a socialização e a apreensão do conhecimento por meio do estabelecimento de um ambiente pedagógico propício. Nesse caso, a organização se fundamenta na integração entre as disciplinas e as outras formas de conhecimentos produzidos fora da escola, como destacado, e entre formação geral e específica (profissional), tendo o trabalho como princípio educativo. Esse qualifica os processos educativos, uma vez que o trabalho recorre à integração das capacidades de fazer e de pensar – mesmo que no limite de sua redução a uma atividade automatizada. Nesses termos, reconhece-se que a produção e a manutenção da vida humana são resultado do trabalho e da educação, esforços estritamente humanos.

Título: O currículo integrado
Fonte: Prosa (2025i).
Ainda, o conhecimento (conceitos) e os processos de ensino-aprendizagem devem evidenciar suas relações com a realidade concreta e promover sua compreensão para além da aparência, condição necessária para a transformação da sociedade e afirmação dos processos de humanização (Ramos, 2012).
Ramos (2012) destaca, ainda, que a integração não é a somatória de disciplinas da formação geral e específica e nem a adição de um ano de estudos profissionais e, atualizando, nem um itinerário formativo: “a integração exige a relação entre conhecimentos gerais e específicos sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura” (p. 122). Nessa perspectiva, propõe-se como exemplo o seguinte desenho do currículo integrado:
Título: O desenho do Currículo Integrado
Fonte: Ramos (2005, p. 122-123).
Elaboração: Prosa (2025j).
Para maior detalhamento dessa proposição, veja o trabalho de Marise Ramos, intitulado "Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado", disponível no livro Ensino Médio Integrado: concepções e integração, organizado por Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos.