Martins (2021) explica que, na perspectiva marxista, o trabalho não se reduz a emprego. Para ele,
[...] houve, há e poderá haver sociedade sem emprego, como, por exemplo, as formações sociais tradicionais, nas quais a existência é garantida pelo trabalho, mas nelas não há emprego. De outro modo, diz-se que não houve, não há e não haverá sociedade sem trabalho, pois este é, justamente, o conjunto de ações pelas quais a humanidade garante a existência. Caso deixe de existir o trabalho, inexistirá a própria humanidade.
A dupla dimensão do trabalho também foi cantada pela banda Legião Urbana em sua , no álbum “A tempestade”, de 1996:
“Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade
Mas o que eu tenho
É só um emprego
E um salário miserável
Eu tenho o meu ofício
Que me cansa de verdade
Tem gente que não tem nada
E outros que tem mais do que precisam [...]
Na música, podemos observar a dimensão do trabalho que humaniza, cria identidade e dignidade ao homem e à mulher, e o trabalho na forma de emprego, ofício, que, em grande parte, é penoso e nada imaginativo. Como afirma Kosik (1976, p. 110),
[...] o capitalismo rompe esse vínculo direto, separa o trabalho da criação, os produtos dos produtores e transforma o trabalho numa fadiga incriativa e extenuante.
Título: Trabalhador
Fonte: William Kitzinger (2009).
Marx (2015, p. 352) denunciou, nos Manuscritos Econômicos Filosóficos de 1844, que
[...] o homem necessitado, cheio de preocupações, não tem nenhum sentido para o espetáculo mais belo.
Podemos observar na letra da música que o trabalhador vive o dilema entre necessitar do trabalho que lhe dá valor e identidade e possuir apenas um emprego, que lhe cansa e que, em grande parte, lhe confere um salário que não atende às suas necessidades mais básicas de sobrevivência.
Na atualidade, o emprego também tem sofrido mudanças com as transformações no mundo do trabalho. Assim, outras formas de exploração do trabalhador têm sido inseridas nos processos de produção com a flexibilização do trabalho e dos direitos já assegurados e com o mito do empreendedorismo.
Para refletir: dimensões do trabalho
- Você reconhece as dimensões ontológica e histórica do trabalho acima analisadas?
- Identifique essas duas dimensões em sua instituição, em sua comunidade, em seu território, e dialogue com seus colegas de turma.
- Como essas dimensões se manifestam em seu contexto? Se possível, adicione no seu Memorial letras de músicas, poesias, fotografias ou outras manifestações artísticas que revelem essas dimensões contraditórias do trabalho.
Um exemplo interessante de manifestação artística sobre o trabalho é o filme “Tempos Modernos”, um filme clássico, dirigido e estrelado por Charlie Chaplin, lançado em 1936. O filme aborda de maneira satírica e crítica as condições de trabalho da época. Chaplin interpreta um operário que trabalha em uma linha de montagem em uma fábrica. Nesse papel, por exemplo, o personagem retrata a monotonia, a repetição exaustiva das tarefas e a falta de dignidade dos trabalhadores.

Fonte: United Artists (1936).
Elaboração: Prosa (2024).
Ora, o trabalho constitui o ser humano, como afirma Saviani. É pelo trabalho que nos fazemos gente, transformamos e criamos nosso meio de vida. No trecho da música da Legião Urbana, podemos observar o trabalho na sua forma de capital, já separado do ser humano e se tornando controle do próprio indivíduo.
Também é possível identificar na letra da música que existe uma divisão social entre os que vivem do trabalho, a classe trabalhadora – “[...] tem gente que não tem nada”, e os que vivem do trabalho dos outros, os donos dos meios de produção, a classe dos proprietários – “[...] outros que tem mais do que precisam [...]”. São as classes sociais com interesses antagônicos e inconciliáveis.
Então, podemos constatar que o trabalho possui uma centralidade para compreendermos a sociedade e a constituição do ser humano, bem como a educação. Logo, quem possui os meios de produção e os produtos do trabalho controla a força do trabalho e busca comandar também a educação, a fim de internalizar valores e consensos, enquanto cada vez mais o trabalhador não tem acesso ao que produz, embrutece-se e se desumaniza.
Para refletir: a formação dos trabalhadores
Como trabalhador da educação e formador de trabalhadores, como você se vê nesse contexto contraditório do trabalho e como pensa que deve ser a formação dos trabalhadores?
Não se esqueça de registrar sua reflexão no seu Memorial ou de seguir as orientações do tutor do curso.