A Política de Educação Profissional e Tecnológica: confrontos ideológicos, políticos e pedagógicos
Para reconstituir a trajetória da EPT no Brasil e os confrontos ideológicos, políticos e pedagógicos que a permeiam, convidamos para dialogar conosco neste texto um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras de todos os cantos do Brasil. Ao longo desse processo, eles têm contribuído para analisar, problematizar, compreender essas trajetórias, propor e defender uma educação profissional assentada no trabalho como princípio educativo, numa perspectiva da formação humana integral, em contraposição a uma pedagogia do capital.
Para refletir: memória e resistência
Com base no documentário, podemos estabelecer um diálogo orientado pelas questões a seguir:
- Qual o lugar da EPT na sociedade brasileira?
- Quais as concepções de formação humana em disputa, expostas nas falas dos entrevistados?
- Quem são os sujeitos destas disputas? Como os tensionamentos em torno das concepções de formação humana em disputa foram se materializando na política pública e no currículo?
- Como você vê a sua unidade educacional nessas memórias da EPT? De que maneira esses tensionamentos ideológicos, políticos e pedagógicos se revelaram e se revelam nas práticas pedagógicas e de gestão da sua unidade ou campus?
- Você conhece ou reconhece os entrevistados desse documentário? Qual a importância deles para a história da EPT no Brasil?
Lembre-se de registrar suas reflexões no Memorial e/ou seguir as orientações dos seus tutores sobre essa atividade.