A Política de Educação Profissional e Tecnológica: confrontos ideológicos, políticos e pedagógicos

Para reconstituir a trajetória da EPT no Brasil e os confrontos ideológicos, políticos e pedagógicos que a permeiam, convidamos para dialogar conosco neste texto um conjunto de pesquisadores e pesquisadoras de todos os cantos do Brasil. Ao longo desse processo, eles têm contribuído para analisar, problematizar, compreender essas trajetórias, propor e defender uma educação profissional assentada no trabalho como princípio educativo, numa perspectiva da formação humana integral, em contraposição a uma pedagogia do capital.

Para refletir: memória e resistência

Neste momento, iniciaremos mais uma reflexão. Convidamos você a trazer à cena a memória da EPT como um ato de resistência. Que memórias vocês têm da história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil? 
Depois de questionar-se, pense em recortes da história, da memória e das suas experiências na EPT. Posteriormente, construa, em seu Memorial, as suas conexões causais, as suas mediações econômicas, políticas, culturais, pedagógicas e ideológicas sobre este tema. 
Para ajudar nesse exercício e para retomar algumas questões essenciais da história da EPT e seus confrontos ideológicos, políticos e pedagógicos no âmbito da política pública e do currículo, sugerimos que assista ao documentário A origem de uma nova institucionalidade em EPT: narrativas e memórias sobre os Institutos Federais

Com base no documentário, podemos estabelecer um diálogo orientado pelas questões a seguir:

  • Qual o lugar da EPT na sociedade brasileira?
  • Quais as concepções de formação humana em disputa, expostas nas falas dos entrevistados?
  • Quem são os sujeitos destas disputas? Como os tensionamentos em torno das concepções de formação humana em disputa foram se materializando na política pública e no currículo? 
  • Como você vê a sua unidade educacional nessas memórias da EPT? De que maneira esses tensionamentos ideológicos, políticos e pedagógicos se revelaram e se revelam nas práticas pedagógicas e de gestão da sua unidade ou campus?
  • Você conhece ou reconhece os entrevistados desse documentário? Qual a importância deles para a história da EPT no Brasil? 

Lembre-se de registrar suas reflexões no Memorial e/ou seguir as orientações dos seus tutores sobre essa atividade.