Experiências integradoras desenvolvidas nas redes federais de ensino

Passaremos, agora, a discutir as práticas educativas integradoras no âmbito da RFEPCT, onde sabemos que é ampla a discussão e a vivência de práticas educativas denominadas de integradoras. Esse é um tema que efetivamente entrou na pauta. Há indução sobre isso tanto a nível do próprio Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) como em cada IF e em seus respectivos campi. Quanto ao Conif, encontramos dois documentos nos quais a indução às práticas educativas integradoras é explicitada:

O texto do Conif (2016) faz várias referências a metodologias que contribuem para o desenvolvimento de práticas integradoras e, ao final do documento, apresenta um glossário no qual são explicitados vários termos relacionados ao tema, como: Conceitos Integradores/Geradores; Projeto Integrador (PI); Prática Profissional Integrada (PPI); Formas de Integração, dentre outros. O descritor desse último termo sintetiza muito bem essa intencionalidade ao afirmar que podem ser metodologias, práticas pedagógicas e instrumentos voltados a promover a flexibilidade do currículo, visando a integração curricular com base na politecnia, na formação omnilateral e no trabalho como princípio educativo. 

Formas de integração que facilitam a aproximação entre trabalho, ciência e cultura

Título: Formas de integração que facilitam a aproximação entre trabalho, ciência e cultura
Fonte:
Gaia Schüler (2023b).
Elaboração:
Prosa (2025a).

Acesse o glossário do Documento Base para a promoção da formação integral, fortalecimento do ensino médio integrado e implementação do currículo integrado no âmbito das Instituições da Rede EPCT, em que é possível encontrar sucintas e precisas descrições de cada um dos exemplos descritos acima, além de outros conceitos essenciais para a realização de uma prática profissional integradora.

O documento de 2018 vai na mesma direção e orienta, inclusive, que os PPC do EMI devem destinar carga horária específica para Prática Profissional Integrada (PPI), a qual deve 

articular a integração horizontal e vertical entre os conhecimentos da formação geral e da formação específica com foco no trabalho como princípio educativo

(Conif, 2018, p. 16).

É importante destacar que essas metodologias e atividades integradoras propostas nos documentos do Conif não foram criadas por esses documentos. Trata-se de uma síntese de práticas que já eram desenvolvidas no âmbito da RFEPCT e que foram muito bem sistematizadas nesses escritos. Por exemplo, no Projeto Político-Pedagógico do IFRN (IFRN, 2012) e no Regulamento Didático Pedagógico do Ensino do IFPA (IFPA, 2015), constam a obrigatoriedade do desenvolvimento de projetos integradores (PI) nos cursos de EMI.

As diretrizes institucionais da organização administrativo-didático-pedagógico para a EPT de nível médio do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR, 2013) regulamentam as PPI. Além disso, os estudantes de todos os IF realizam visitas técnicas, práticas de laboratório, estágio supervisionado e podem participar de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, atividades que podem ser realizadas em uma perspectiva integradora. 

Sobre relatos e análises acerca de práticas educativas integradoras desenvolvidas na RFEPCT, sugerimos ver, dentre outros:

  • Anais do Integra IF Goiano, que podem ser acessados na página do Instituto Federal Goiano. Trata-se de um evento institucional cujo objetivo é promover a integração entre as ações de ensino, pesquisa e extensão. Iniciado em 2019, teve sua sexta edição realizada em 2024. Nos Anais, são relatadas muitas experiências de práticas educativas integradoras, especialmente projetos e práticas profissionais integradores.
  • Anais do Colóquio Nacional e Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Este evento é realizado a cada dois anos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN (PPGEP), sendo que a 7ª edição ocorreu em 2024. O objetivo central desse colóquio é discutir a produção do conhecimento em Educação Profissional a partir da defesa da concepção de formação humana integral e da crítica à submissão da formação humana às demandas do mercado. Os trabalhos apresentados nos Anais estão distribuídos em eixos temáticos e podem ser acessados na página do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Recomendamos a leitura do eixo “Formação de professores e práticas pedagógicas na educação profissional”. Nela, você encontrará muitos trabalhos que tratam de práticas educativas integradoras no ensino integrado.