O cenário nacional das produções acadêmicas acerca do ensino integrado na EPT

Nosso intento inicial era discutir as práticas educativas integradoras na EPT na RFEPCT e nas redes estaduais a partir de relatos dessas práticas, assim como as produções acadêmicas que as analisam. Escolhemos esses dois espaços, pois é neles que se concentra a maior oferta de ensino integrado na EPT. Entretanto, ao fazer as buscas no portal de periódicos, no banco de dissertações e teses da Capes, no Google acadêmico, no Scielo, dentre outros portais, encontramos muitas produções sobre essas práticas na RFEPCT, mas poucas no que concerne às redes estaduais. 

Isso não significa que não sejam realizadas práticas integradoras na EPT nas redes estaduais. Seguramente, elas são desenvolvidas, entretanto, inferimos que não sejam relatadas por meio de produção acadêmica; esse tipo de produção é próprio da pós-graduação stricto sensu e são baixos os índices de mestres e doutores atuando nas redes estaduais. Segundo o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), na Educação Básica como um todo, apenas 3,3% dos docentes são mestres e 1,0%, doutores (Brasil, 2024). O mesmo documento também informa que a titulação nas redes municipais e estaduais é muito próxima e maior do que nas escolas privadas. Enquanto isso, dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) atestam que, na RFEPCT, 41,3% dos docentes são doutores e 46,9%, mestres, conforme já mencionado no capítulo 1.

Por outro lado, essa escassa produção sobre a EPT nas redes estaduais atesta o fato de que os cursos de Pós-Graduação stricto sensu do nosso país, incluindo os vinculados à RFEPCT, estão pesquisando pouco sobre as práticas integradoras desenvolvidas nesses espaços. É fundamental que essas redes sejam investigadas, pois se encontra nelas a maior parte da matrícula da Educação Básica como um todo e da EPT, em particular. Especialmente os programas de Pós-Graduação das áreas de educação e de ensino vinculados à RFEPCT precisam avançar nessa direção. 

Acerca do estado do conhecimento em práticas educativas integradoras, a pesquisa desenvolvida por Macedo, Cavalcante e Frutuoso (2022) atesta o que viemos afirmando. As autoras constituíram um corpus com 26 produções acerca de práticas integradoras, incluindo todos os níveis e modalidades de ensino. Dessas, 15 são sobre práticas integradoras no ensino integrado em institutos federais, mas nenhuma trata delas tendo como especificidade as redes estaduais. 

Diante do exposto, convidamos você a produzir o seu TCC sobre ensino integrado na EPT em escolas das redes estaduais ou municipais de ensino. Assim, você contribuirá para a transformação do quadro que acabamos de descrever.