CAPÍTULO 3
Práticas pedagógicas integradoras na EPT

Caro estudante,
No capítulo 1 desta unidade temática, intitulado “Experiências inspiradoras de ensino integrado no Brasil contemporâneo”, abordamos alguns espaços institucionais com distintas características, mas que têm em comum o desenvolvimento de experiências inspiradoras de EMI. No capítulo 2, “Ensino integrado e práxis transformadora”, retomamos os conceitos de ensino integrado e de práxis transformadora para situá-los como fundamento para o desenvolvimento do trabalho docente coletivo e cooperativo com base em uma atitude integradora.
Neste capítulo, trataremos das práticas educativas integradoras efetivamente desenvolvidas na EPT e as discutiremos à luz do conceito de práxis transformadora (já tratada em nossos estudos). Em um segundo momento, indicaremos referências em que você poderá acessar relatos sobre práticas educativas integradoras no ensino integrado: elas poderão ser úteis em suas reflexões e ações como docente da EPT. Concluiremos com reflexões acerca do desafio em realizar a avaliação da aprendizagem na perspectiva do ensino integrado aqui discutido.
Bons estudos!