Referências bibliográficas

Logotipo

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas Pedagógicas e Ensino Integrado. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso), v. 52, p. 61-80, 2015. 

BRASIL. Ministério da Educação. Resoluções do CNE. [s. l.], c2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos--sumulas-pareceres-e-resolucoes?id=12816. Acesso em: 02 dez. 2024.

CALDART, Roseli Salete. A construção histórica do conceito de metabolismo e a agroecologia. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2024. 

CHILD LABOUR IN GHANA - A form of modern slavery. Wikimedia Commons, [s.l.], 2016. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ghana_Children_Fishing_2016-06-30_B002.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

EDUCAÇÃO em Pauta 03 Dante Moura. IFRN Câmpus Natal. Youtube, 1 de set. de 2016. 1 vídeo (30min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i8iLBPr1YJc. Acesso em: 02 dez. 2024.

EDUCAÇÃO em Pauta 04 Gaudêncio Frigotto. IFRN Câmpus Natal. Youtube, 1 de set. de 2016. 1 vídeo (29min35). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tdYeddLgZ0U. Acesso em: 02 dez. 2024.

ENSINO Médio Integrado e suas dimensões ontológicas, epistemológicas e políticas – Gaudêncio Frigotto. IFRO Câmpus Vilhena. Youtube, 22 de jun. de 2021. 1 vídeo (1h53min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1RPOo9ypLrs. Acesso em: 02 dez. 2024.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Caderno 12. Os intelectuais. O princípio educativo. In: Gramsci, A. Cadernos do cárcere. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. 

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura (Tradução de Carlos Nelson Coutinho). Editora Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1982.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. PNAD Contínua 2022. Brasília: IBGE, 2022 Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html. Acesso em: 04 Out 2024.

JUDAS PRIEST88. Horno en la Fabrica de Ceramica. Wikimedia Commons, [s.l.], 2008. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Horno_en_la_Fabrica_de_Ceramica.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

LUCÍLIA Machado (Centro Universitário UNA) e Acácia Kuenzer (UFPR) - Colóquio 2013. IFRN Câmpus Natal. Youtube, 2 de mar. de 2015. 1 vídeo (1h20min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2ubcuk3CYlk&t=1s. Acesso em: 02 dez. 2024.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. Ed. PCUS, 1960. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/lukacs/1920/consciencia/index.htm. Acesso em: 04 Out 2024

MARIA Ciavatta: Aprendizagem Operacional X Preparo Intelectual? Os desafios da EPT no Brasil. MEP SINASEFE. Youtube, 27 de mai. de 2020. 1 vídeo (1h17min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gyJM-LrDjCg. Acesso em: 02 dez. 2024.

MARISE, Ramos. Concepção do Ensino Médio Integrado. Texto apresentado em
Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, Pará, maio 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.wordpress.com/wp-content/uploads/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 20 out. 2024.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. Lisboa: Avante Edições, 1982a. Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/marx/1875/gotha/index.htm. Acesso em: 20 maio 2012.

MARX, Karl. Instruções para os delegados do Conselho Geral Provisório. As diferentes questões. Lisboa: Avante Edições, 1982b. Disponível em: http://www.marxists.org/portugues/marx/1866/08/instrucoes.htm. Acesso em: 20 maio 2012.

MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Lisboa: Avante Edições, 2000. Disponível em https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm. Acesso em: 04 Out 2024

MAYAL, John Jabez Edwin. Retrato de Karl Marx. Wikimedia Commons, [s.l.], 1875. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Karl_Marx_001.jpg. Acesso em: 15 jan 2025.

MINISTÉRIO da Educação. Reitoria. Flickr, [s.l.], 2022. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54199363592/in/album-72177720322547118. Acesso em: 05 jan. 2025.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite ; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n.63, p. 1057-1080, out.-dez. 2015.

O Ensino Médio Integrado frente à Pedagogia das Competências: que cidadão estamos formando?. IFRO Câmpus Porto Velho Calama. Youtube, 19 de ago. de 2021. 1 vídeo (02h08min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=VP_w9BLwvvw. Acesso em: 02 dez. 2024. 

PROSA.  Antonio Gramsci. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 montagem. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antonio_Gramsci.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.1. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.1.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.2. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025d. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.2.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.3. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025e. 1 webstory.  Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.3.png. Acesso em: 22 fev. 25.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.4. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025f. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.4.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.5. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025g. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.5.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.6. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025h. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.6.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.7. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025i. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.7.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.8.  Wikimedia Commons, [s. l.], 2025j. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.8.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.9. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025k. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.9.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Direito roubados: trabalho infantil e educação.10. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025l. 1 webstory. Cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Direito_roubados_-_trabalho_infantil_e_educa%C3%A7%C3%A3o.10.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. EPT com formação omnilateral e emancipatória.  Wikimedia Commons, [s. l.], 2025m. 1 ilustração. cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:EPT_com_forma%C3%A7%C3%A3o_omnilateral_e_emancipat%C3%B3ria.png. Acesso em: 22 fev. 2025.

PROSA. Karl Marx. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025a. 1 montagem. cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Karl_Marx_(montagem).png. Acesso em: 27 fev. 2025

PROSA. Roseli Caldart. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025n. 1 montagem. cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roseli_Caldart.png . Acesso em: 27 fev. 2025.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: da conceitualização à operacionalização. Cadernos de Pesquisa em Educação (PPGE/UFES), Vitória, a. 11, v. 19, n. 39, p. 15-29, jan. /jun. 2014. 

REISEN, Wenn Engel. Blacksmith at the RN. Wikimedia Commons, [s.l.], 2017. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blacksmith_2.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

RETRATO de Antonio Gramsci. Wikipedia, [s.l.], 2007. 1 fotografia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci#/media/Ficheiro:Gramsci.png. Acesso em: 15 jan 2025.

RODRIGUES, Doriedson S; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Filosofia da práxis e ensino integrado: para além da questão curricular. Revista Trabalho & Educação (UFMG), v. 20, p. 11-21, 2011.

RODRIGUEZ HERNANDEZ, Wilfredo Rafael. Boy Working in Punta de Piedras, Isla Margarita. Wikimedia Commons, [s.l.], 2014. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Boy_Working_in_Punta_de_Piedras.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

RODRIGUEZ HERNANDEZ, Wilfredo Rafael. Child selling sacred palm for Palm Sunday. Wikimedia Commons, [s.l.], 2013a. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Child_selling_sacred_palm_for_Palm_Sunday.jpg. Acesso em:  05 jan. 2025.

RODRIGUEZ HERNANDEZ, Wilfredo Rafael. Child selling toys in the street. Wikimedia Commons, [s.l.], 2013b. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Child_selling_toys_in_the_street.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

RODRIGUEZ HERNANDEZ, Wilfredo Rafael. Children working moving gas cylinders. Wikimedia Commons, [s.l.], 2013c. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_working_moving_gas_cylinders.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

RODRIGUEZ HERNANDEZ, Wilfredo Rafael. Child working, selling mangoes with salt. Wikimedia Commons, [s.l.], 2013d. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Child_working.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

RODRIGUEZ HERNANDEZ, Wilfredo Rafael. Child working selling vegetables in downtown Maracaibo. Wikimedia Commons, [s.l.], 2013e. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Child_working_selling_vegetables_in_downtown_Maracaibo.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

RODRIGUEZ HERNANDEZ, Wilfredo Rafael. Vendor sacred palms for Palm Sunday.  Wikimedia Commons, [s.l.], 2013f. 1 imagem. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vendor_sacred_palms_for_Palm_Sunday.jpg. Acesso em: 05 jan. 2025.

SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro: EPSJV; FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003.