Brasil, um país multi e intercultural
O Brasil é um país imenso, cuja população miscigenada carrega em si traços multiculturais e interculturais, devido à sua enorme diversidade étnica, racial e cultural. Ambos os conceitos são relacionados à convivência entre diferentes culturas, mas com abordagens distintas.
Título: A diferença entre multiculturalismo e interculturalismo
Fonte: Prosa (2025d).
A , uma vez que é composta por pessoas de diferentes origens, como indígenas, africanas, europeias, asiáticas e árabes, e essas culturas convivem e coexistem em diferentes regiões do país, cada qual mantendo muito de suas tradições e identidades. O Brasil também é intercultural, e a miscigenação é um exemplo claro disso, já que, ao longo da história, as diferentes culturas no Brasil influenciaram umas às outras, resultando em novas expressões culturais, como na culinária, na música e nas celebrações populares.
Apesar dessas interações, o Brasil ainda enfrenta desafios em termos de equidade e diálogo pleno entre os diferentes grupos culturais, o que dificulta a sua caracterização como totalmente intercultural. Em outros termos, tende a ser um país mais multicultural, mas com elementos do interculturalismo, especialmente em certos contextos onde há uma maior troca e cooperação entre as culturas.
Colocar a educação, o multiculturalismo e o interculturalismo em diálogo exige uma abordagem que promova o reconhecimento da diversidade cultural, a integração de diferentes grupos sociais e a valorização do conhecimento e das habilidades de todos os indivíduos. De acordo com Santos (2002), esses conceitos podem ser conectados de forma coerente ao se pensar em práticas pedagógicas e políticas educacionais inclusivas e interculturais, com a valorização dos saberes tradicionais e de novos saberes no contexto educativo.
A EPT pode desempenhar um papel fundamental na inclusão ao garantir que estudantes de diferentes origens sociais, culturais e econômicas tenham acesso a uma formação omnilateral de qualidade, que os prepare não somente para o mundo do trabalho como para a vida social também.
Título: Ações Inclusivas na Educação Profissional e Técnica
Fonte: Prosa (2025).
Integrar essas ações implica garantir que o espaço da EPT seja inclusivo e sensível às diversas culturas, ao mesmo tempo em que promove oportunidades de diálogo e troca.
Ao relacionar a EPT, a inclusão, o multiculturalismo e o interculturalismo, criamos um modelo educacional que não só prepara tecnicamente os alunos, mas também forma cidadãos conscientes e capazes de atuar de maneira ética, respeitosa e inclusiva em um mundo cada vez mais plural. Essa intersecção pode promover um ambiente educacional mais justo, onde todos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente, respeitando suas origens culturais e contribuindo para um futuro coletivo mais harmônico (Cury, 2006).