Referências 

Logotipo

CATTANI, Antonio David; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Formação profissional. In: CATTANI, Antonio David; HOLZMANN, Lorena. (org.). Dicionário de trabalho e tecnologia. 2ª ed. revista e ampliada. Porto Alegre: Zouk, 2011, p. 203-209.

CMONGIRL. bell hooks. Wikimedia Commons, [s.l.], 2009. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bellhooks.jpg. Acesso em: 29 maio 2025.

CORRÊA, Hugo Emmanuel da Rosa; FIORUCCI, Rodolfo; PAIXÃO, Sergio Vale da (org.) Currículo inovador: experiências didáticas no IFPR Jacarezinho. Curitiba: Editora IFPR, 2018. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Curr%C3%ADculo-inovador-IFPR-Jacarezinho_E-BOOK-final.pdf. Acesso em 07 jan. 2025.

DUARTE, Newton. A catarse na didática da da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições, São Paulo, Campinas, v. 30, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/3rcCdvWdLNrTgDLVdbMqP5R/. Acesso em: 29 abr. 2025.

FELIPPE, Bárbara Colossi. A Pesquisa como Princípio Pedagógico na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um estudo de caso com docentes participantes do edital 20/2017/PROPPI/DAE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). 2019. Dissertação (Mestrado Profssional). Instituto Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2019.

GAGNON, Richard. Epistemología de las disciplinas profesionales y técnicas. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 16, n. 30, p. 5–26, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193514392001.pdf. Acesso em: 29 abr. 2025.

GESCOM. Salas de aula (6). Flickr, [s.l.], 2024a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200271991/in/album-72177720322547118. Acesso em: 29 abr. 2025.

GESCOM. Salas de aula (13). Flickr, [s.l.], 2023. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200522009/in/album-72177720322547118/. Acesso em: 29 abr. 2025.

GESCOM. Produções e apresentações culturais (2). Flickr, [s.l.], 2024b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200696820/in/album-72177720322547118/. Acesso em: 29 abr. 2025.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

IFPR CAMPUS JACAREZINHO. Bússola e Planos de ensino. Gov.br, Jacarezinho, 2020. Disponível em:https://ifpr.edu.br/jacarezinho/bussola-e-planos-de-ensino/. Acesso em: 29 abr. 2025. 

KUENZER, Acácia Zeneida; FRANCO, Maria Ciavatta; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: INEP. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. Brasília: Inep (Coleção Educação Superior em Debate), v. 8, 2008, p. 17-82. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_da_educacao_superior/formacao_de_professores_para_educacao_profissional_e_tecnologica.pdf. Acesso em: 6 jan. 2025.

KUENZER, Acácia Zeneida. Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim Técnico do Senac, v. 30, n. 3, p. 81–93, 2004. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/501. Acesso em: 7 jan. 2025.

[[branco]]
LOSANO DE ABREU, Tatiana; MATEUS DO NASCIMENTO, José. Formação do docente a partir da práxis do tripé ensino-extensão-pesquisa. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 29, 2023. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4877. Acesso em: 9 jan. 2025.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8–22, 2015. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862. Acesso em: 7 jan. 2025.

MORAES FILHO, Waldenor Barros; SILVEIRA, Hélder Eterno da. Extensão na formação profissional: desafios e possibilidades. Disponível em: https://curricularizacaodaextensao.ifsc.edu.br/files/2016/06/5_Extensao_na_Formacao_Profissional_Desafios_e_Possibilidades.pdf . Acesso em: 29 abr. 2025.

PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática docente na educação profissional e tecnológica: os conhecimentos que subsidiam os professores de cursos técnicos. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 8, n. 15, p. 79–94, 2016. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/142. Acesso em: 6 jan. 2025.

PRATO Cheio Ι Episódio 6 - T7 Ι Ninguém vai morrer de sede nas margens do rio. [s. l.: s. n.], 2024. 1 vídeo (48 min 31 s). Publicado pelo canal O Joio e o Trigo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3LhtYmmnIKc. Acesso em: 30 abr. 2025.

PROSA. bell hooks. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025d. 1 montagem. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bell_hooks.png. Acesso em: 29 maio 2025. 

PROSA. Elementos do plano de ensino. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025c. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elementos_do_Plano_de_ensino.png. Acesso em: 29 maio 2025.

PROSA. Ludmilla. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ludmilla.png. Acesso em: 18 jul. 2025.

PROSA. Plano de ensino. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025a. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Plano_de_ensino.png. Acesso em: 29 maio 2025.

PROSA. Quais as expectativas da turma acerca da disciplina?. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2025e. 1 montagem.

PROSA. Tempos curriculares da pedagogia. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025g. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tempos_curriculares_da_pedagogia.png. Acesso em: 29 maio 2025.

PROSA. Teoria e prática. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025f. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teoria_e_pr%C3%A1tica.png. Acesso em: 29 maio 2025e.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, 2017, p. 27-49. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em: 6 jan. 2025.

RAMOS, Marise Nogueira. O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras: desafios teóricos e politicos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 23, p. 1-14, jun. 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15279. Acesso em: 14 mar. 2025.

SILVA, Caetana Juracy Rezende. Perspectivas epistemológicas da formação profissional nos espaços acadêmico e do trabalho. In: DOS SANTOS, Fernanda Marsaro; GOMES, Cândido Alberto; RIBEIRO, Tarcísio Araújo Kuhn (org.). Educação superior em perspectiva: volume III. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. p. 213-244. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_da_educacao_superior/educacao-superior-em-perspectiva-vol-III-versao-online.pdf. Acesso em: 6 jan. 2025.