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Projetos Políticos-Pedagógicos,
Planos de Ensino e Avaliação da EPT:
teorias e didáticas
INTRODUÇÃO
Título: Apresentação da Profa. Dra. Caetana Silva
Elaboração: Prosa (2025).
Caro estudante,
Nesta unidade temática, iremos iniciar nossa reflexão sobre projetos político-pedagógicos, planos de ensino e avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No primeiro capítulo, discutiremos o Projeto Político-pedagógico de curso (PPC) em suas finalidades, buscando analisar as dimensões política e pedagógica desse instrumento, as concepções em disputa, intencionalidades e contradições em sua formulação e materialização.No segundo capítulo, iremos aprofundar nas reflexões sobre o PPC, considerando o antagonismo entre as perspectivas do capital e do trabalho. No terceiro capítulo, trataremos do plano de ensino ante as especificidades epistemológicas e pedagógicas da EPT, analisando a relação teoria-prática no processo ensino-aprendizagem e a conexão do ensino com as dimensões formativas da pesquisa e da extensão.
No quarto capítulo, abordaremos a avaliação da aprendizagem na EPT, analisando em que sentidos as características dessa modalidade de ensino colocam exigências para os processos avaliativos, além de refletir sobre práticas e desafios nesse campo. No quinto e último capítulo desta unidade, iremos nos debruçar sobre questões relacionadas à avaliação institucional e de curso na EPT, com foco nas questões da participação e da gestão democrática no campo da avaliação.
Desejamos as boas-vindas à UT Projetos Políticos-Pedagógicos, Planos de Ensino e Avaliação da EPT: teorias e didáticas.
Bons estudos!