Considerações finais

Neste capítulo, retomamos aspectos das unidades temáticas Trabalho-Educação: Fundamentos teóricos e didáticos, com foco no entendimento de como as perspectivas do capital e do trabalho atravessam e delineiam os projetos políticos-pedagógicos. Apresentamos um breve panorama da presença dessas perspectivas na história da EPT no Brasil, e discorremos, também, sobre a pedagogia dominante do capital, refletindo sobre algumas das lutas pela construção de uma pedagogia do trabalho.

Enfim, debruçamo-nos sobre os princípios educativos manifestos na Política Nacional de Formação de Profissionais para a EPT compreendendo-os como herdeiros das tradições propositivas no horizonte de uma pedagogia do trabalho. Buscamos verificar como esses princípios se desdobram no PPC da Pós-Graduação lato sensu em Docência na EPT, como ilustração de como projetos societários mais amplos podem orientar propostas construídas sob sua esfera de ação.

No próximo capítulo, estudaremos sobre o plano de ensino, buscando analisar as especificidades epistemológicas e pedagógicas da EPT e refletir sobre a relação teoria-prática no processo ensino-aprendizagem e, ainda, as relações ensino-pesquisa-extensão na EPT.