Produzir pesquisa na área da Educação implica atentar-se para o fato de que ela assume algumas características próprias. A seguir, propomos um caminho, que será exemplificado na figura 1:

 Todos Passos da pesquisa

Título: Todos Passos da pesquisa
Fonte: Castaman e Ferreira (2024).
Elaboração: Prosa (2025c).

Quanto à estrutura do relatório de pesquisa, esta dependerá do nível de cada curso. Por exemplo, em programas de Pós-Graduação stricto sensu  de Mestrado, geralmente se materializa em uma dissertação, e no Doutorado, em uma tese. Ressalta-se que, se for um programa na modalidade profissional, ainda há a possibilidade da elaboração de produtos/processos educacionais, organizacionais e/ou de inovação etc. Conforme Pasqualli, Vieira e Castaman (2018), no Brasil, o Mestrado Profissional tem por objetivo contribuir com o 

[...] desenvolvimento social, científico-tecnológico e cultural do país. O propósito é formar  e  capacitar  pessoas,  qualificando-as  para a prática profissional contemporânea inovadora, que atendam às  demandas  sociais, organizacionais ou profissionais do mundo do trabalho 


(Pasqualli, Vieira e Castaman, 2018, p. 110).

É importante destacar que foi a instituição da Pós-Graduação no Brasil que iniciou a pesquisa como atividade acadêmica formal. A Pós-Graduação teve sua primeira formalização na publicação do Decreto nº 21.321, de 1946, denominado “Estatuto da Universidade no Brasil”, cujo Artigo 71 contém o termo ‘pós-graduação’, estabelecendo, assim, esse nível de educação no Ensino Superior. Na década de 1950, deu-se a criação da atual Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Estas instituições assumiram o financiamento, a organização, a divulgação e a proliferação da pesquisa acadêmica nas instituições de Ensino Superior.

Acrescenta-se que no Ensino Superior, não raramente, há um privilégio de pesquisas a fim de garantir índices de produtividade para os professores e os programas de Pós-Graduação. Nessa perspectiva, reproduzem-se práticas hegemônicas centradas no aumento de índices de pesquisas, produtos e feitos delas resultantes, indicando atenderem a agendas internacionais que ditam as características e os rumos da pesquisa brasileira. Por sua vez, a EPT, em sua especificidade, necessita transpor essa realidade e realizar pesquisas aplicadas que incidam e transformem o social, onde se inserem as instituições. 

Essas características exigem interfaces entre a Pesquisa em Educação e em outros campos do conhecimento, tendo em vista o caráter multidisciplinar da EPT, as distintas habilitações resultantes da modalidade e a formação em todas as dimensões: trabalho, tecnologia, ciência e cultura. Vale dizer, uma formação politécnica almejada pela EPT.

Por essa razão, compreende-se o motivo pelo qual a pesquisa é, integrando o trabalho pedagógico juntamente à extensão, uma dimensão fundamental da EPT: não somente aprofunda, mas renova e socializa o conhecimento produzido com bases científicas.

Para refletir: vivência em pesquisa

Até aqui, discutimos sobre o que é a pesquisa, suas abordagens e seus critérios. Pensando nesse debate, responda às seguintes questões em seu Memorial:

  • Na sua formação inicial, havia pesquisa e sistematização com um Trabalho de Conclusão de Curso? Você já realizou alguma pesquisa (básica e/ou aplicada)? Caso sim, como analisa sua experiência?
  • Quais são as características próprias da pesquisa em educação?
  • Quais são os requisitos básicos para realizar pesquisa em educação?

Um filme interessante é Uma Mente Brilhante, de 2001. Trata-se de uma obra cinematográfica que relata a vida de John Nash, estrelado por Russell Crowe. Este personagem, um matemático notável que foi afetado pela esquizofrenia, vive suas descobertas científicas por meio de intensas pesquisas, tendo que lidar tanto com o reconhecimento acadêmico quanto o ocaso causado pela doença. 

Ainda, como leitura complementar, indicamos o artigo "Produtos educacionais na área de ensino da Capes: o que há além da forma?", de Rony Freitas, publicado em 2021.

Lembre-se de registrar suas reflexões em seu Memorial  e/ou de seguir as orientações dos seus tutores e professores durante essa atividade.