Pesquisa e trabalho pedagógico
O excerto de , conhecido nacional e internacionalmente como Paulo Freire, expõe a relação abordada neste capítulo entre trabalho pedagógico e pesquisa, especialmente no campo da Educação:
Título: Paulo Freire sobre a pesquisa e o ensino
Fonte: Freire (1996).
Elaboração: Prosa (2025d).
O trecho acima foi elegido, pois os conhecimentos mediados pelos professores em aula geralmente sistematizam rigorosas pesquisas. Inclusive, essas pesquisas podem ter sido até mesmo produzidas em sala de aula, independentemente da modalidade de ensino. Para tanto, os professores se constituem como aqueles que orientam o estudante em seu processo criativo.
Nessa perspectiva, Freire (1996) admite a pesquisa como premissa para o ensino: ambos são educativos e indissociáveis. Em correspondência de sentidos, Maria Isabel da Cunha (2002) argumenta que, ao considerar o trabalho pedagógico com pesquisa, é necessário reformular a lógica do ensino tradicional, embasando-o na pesquisa. Então, é apenas a partir da transformação da lógica de ensino existente que se torna possível construir um modelo de aula que seja de fato integrador (Cunha, 2002).
Sugestão de video: não há ensino sem pesquisa
Título: Ensinar exige pesquisa
Fonte: Fonseca (2015).
O video acima, do professor André Azevedo da Fonseca, docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), explora a noção Freiriana de que pesquisar faz parte da própria definição de ensinar.
Após assisti-lo, reflita sobre a articulação entre ensino e pesquisa que você coloca em realiza em sua prática docente e como essa articulação pode potencializar os processos de ensino-aprendizagem.
Não esqueça de anotar suas reflexões em seu Memorial e/ou seguir as instruções de seu professor e/ou tutor.
Essa abordagem permite aos estudantes o desenvolvimento de autonomia, de responsabilidade, de disciplina e de busca por solução de problemas, ou seja, de uma prática cidadã (Anastasiou e Alves, 2006). Assim, a pesquisa atribui papel central ao discente, tornando-o mais ativo e responsável pelo seu próprio processo de ensino/aprendizagem. Uma vez que assume o protagonismo, esse jovem estará mais apto a fazer a diferença em diferentes espaços sociais.
Ainda, é importante salientar que a dialética entre ensino e pesquisa é responsável, em grande medida, pela produção do conhecimento e pela formação de consciência histórica. Ao integrar pesquisa e ensino, busca-se desenvolver o protagonismo e o engajamento de jovens e adolescentes, formando-os para enfrentarem diferentes desafios e exercerem a cidadania com autonomia (Cunha, 1996). Em outros termos, trata-se de uma intervenção pedagógica (Damiani et al., 2013), como se espera- na formação humana integral e politécnica (mencionada no capítulo anterior).
Agora, cabe referenciar aqui dois níveis de pesquisa:
- I) a pesquisa como atividade dos professores, os quais objetivam entender melhor seu trabalho e o resultado deste, por meio da contínua auto-análise, configurando-se em professores-pesquisadores; e
- II) os professores que, academicamente, produzem pesquisa para responder a questões relativas à ciência que orienta seu trabalho, no âmbito de programas de Pós-Graduação.
Nos dois casos, professores pesquisam para produzir conhecimento e transformar seu trabalho, inserindo-se em movimentos sociais que lhes convocam a analisar prática e teoria, e organizá-las de modo a interferirem no trabalho pedagógico.
Com efeito, a Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012, ao caracterizar as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica, dispõe sobre a pesquisa como princípio pedagógico. Como tal, a pesquisa seria aprendida com vistas à produção do conhecimento, praticada toda vez que os estudantes objetivarem conhecer algo, para além do tempo escolar, adotando-a como uma atitude diante da vida. Implica questionamento, reformulação de teorias e conhecimentos existentes. Em decorrência,
produzir pesquisa é ser criativo, reinventar a história e os fazeres humanos sob um olhar particular
Por isso, a pesquisa como pressuposto pedagógico é um dos caminhos para superar a separação entre pensar, agir, dirigir, realizar etc (Brasil, 2013). Assim, tendo por base a pesquisa, uma instituição educacional viabiliza possibilidades para os estudantes inserirem-se mais proficuamente no processo de produção do conhecimento, dando-lhe autonomia para pensar e agir cientificamente desde a Educação Básica.
As pesquisas na modalidade da EPT, além de abarcarem os fundamentos teórico-metodológicos e a linguagem rigorosa e científica, necessitam localizar espaços-tempo e abordar as relações sociais, a partir da análise da relação Trabalho e Educação, suas interfaces, complexidades e transformações. Assentam-se, também, na aposta de que os estudantes realizem projetos contextualizados e articulados, facilitando a compreensão do contexto e das contradições sociais, econômicas e políticas que determinam, também, o processo educativo (e nele, as pesquisas).
Nessa perspectiva, pode-se apostar “[...] no poder transformador de uma educação politicamente orientada” (Kohan, 2020, p. 551) à democracia e à educação pública, de qualidade e justa. A exemplo:
O desafio colocado para os Institutos Federais no campo da pesquisa é, pois, ir além da descoberta científica. Em seu compromisso com a humanidade, a pesquisa, que deve estar presente em todo o trajeto da formação do trabalhador, deve representar a conjugação do saber e de mudar e se construir, na indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão. E mais: os novos conhecimentos produzidos pelas pesquisas deverão estar colocados a favor dos processos locais e regionais numa perspectiva de seu reconhecimento e valorização no plano nacional e global
Para tanto, os professores que trabalham na EPT, independentemente da esfera, podem inserir temas e projetos de pesquisa em suas aulas, permitindo aos estudantes o diálogo, a interlocução, a discussão e a análise dos resultados produzidos em suas pesquisas, tecendo e propondo temáticas a problemas.
Trata-se de uma ação contextual realizada pelo sujeito em parceria com os demais, na qual se vinculam os processos educativos aos processos sociais, escolares e de vida à relação Trabalho e Educação (Machado, 2010; Vieira et al., 2019). Especificamente no caso da EPT, por meio da pesquisa, os estudantes inserem-se no entorno social, compreendendo as relações entre mundo do trabalho e capitalismo e, quem sabe, até propondo alternativas e transformando esse social.
Desafios da pesquisa na EPT
Para finalizar este capítulo, propomos os seguintes questionamentos:
- Quais são os desafios na elaboração de um projeto de pesquisa na EPT?
- Quais são os desafios da pesquisa na EPT?
Lembre-se de registrar suas reflexões em seu Memorial e/ou de seguir as orientações dos seus tutores e professores durante essa atividade.
Para refletir: experiência exitosa em pesquisa na EPT
Uma ação que se considera exitosa é exposta no artigo "A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática", escrito por Ilane Cavalcante Ferreira e Ana Lúcia Sarmento Henrique, publicado na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, em 2017.
O texto apresenta o caso envolvendo três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Trata-se de uma proposta que objetivou
[...] a integração do conteúdo a ser ministrado em sala de aula com a experiência mesma do fazer científico na perspectiva de que o trabalho final da disciplina se revestisse de um caráter científico-reflexivo, ao mesmo tempo, inovador e que levasse também à produção de conhecimento na área
Nesse caminho, propõe-se a seguinte reflexão:
- Em sua formação acadêmica e profissional, você já realizou alguma pesquisa?
- Liste notícias de experiências consideradas exitosas e inovadoras relacionando ensino com pesquisa na EPT.
Lembre-se de registrar suas reflexões em seu Memorial e/ou de seguir as orientações dos seus tutores e professores durante essa atividade.
Em suma, parte-se do suposto de que a pesquisa é um princípio que organiza o trabalho pedagógico e resulta na extensão, pois além de produzir conhecimento, produz os próprios pesquisadores que, autônomos, passam a elaborar, testar, aprofundar e até mesmo refutar suas elaborações rigorosas de tecnologia, trabalho, conhecimento, ciência etc.
Segue algumas notícias referentes a ações envolvendo pesquisa, consideradas exitosas:
Seduc/SE e Fapitec lançam editais de incentivo a projetos educacionais
Projeto de estudantes do IFSP recebe o prêmio Ciência Para Todos de 2024
Neste capítulo, foi proposto uma reflexão sobre a pesquisa na EPT como produção do conhecimento e garantia de insumos capazes de contribuírem na modalidade. Entendemos que a pesquisa é uma atividade que está na base do ensino e da extensão, e seu objetivo central diz respeito ao trabalho pedagógico realizado, como referido, a produção de conhecimento.