Referências 

Logotipo

ASSIS, Beatriz Ferreira de. Mask II, 2001/2002 | Ron Mueck. Flickr, [s.l.], 29 nov. 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/beatrizassis/15879240116/in/photostream/. Acesso em: 1 nov. 2023.

ANDRIGHETTO, Marcos José. Sentidos da dimensão tecnológica e trabalho pedagógico entre a pseudoconcreticidade e o concreto pensado nos bacharelados em administração do IFFAR. 2024. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Programa de Pós-Graduação em Educação. Santa Maria, 2024.

ASSIS, Beatriz Ferreira de. Mask II, 2001/2002 | Ron Mueck. Flickr, [s.l.], 29 nov. 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/beatrizassis/15879240116/in/photostream/. Acesso em: 1 nov. 2023.

BRASIL.
Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Concepção e Diretrizes. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2010.

CASTAMAN, Ana Sara. Tecnologias da informação e comunicação, trabalho pedagógico e produção do conhecimento na educação profissional e tecnológica. In: FERREIRA, Liliana Soares et al. Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões, v. 4. Curitiba: CRV, 2023. p. 175-191.

CASTAMAN, Ana Sara et al. Práticas pedagógicas inovadoras: considerações de experiências na educação profissional e tecnológica. In: EVIDOSOL/CILTEC, 8. Anais [...], Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 1-7, nov. 2019. 

CASTAMAN, Ana Sara; FERREIRA, Liliana Soares. El Trabajo Pedagógico en el Postgrado: analisis de los movimientos de sentidos en las narrativas de los professores del ProfEPT. Revista Paradigma, Maracay Edo Aragua, V. XLIII, p. 436-450, 2022.

ESCRITORES da Liberdade. Direção: Richard LaGravenese. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher. Intérpretes: Hilary Swank e Patrick Dempsey. Estados Unidos: MTV Films, Jersey Films e 2S Films, 2007.

EICHNER, Ânthony Scapin. “Novo” ensino médio e trabalho pedagógico na rede estadual do Rio Grande do Sul: impactos na formação da força de trabalho no Brasil. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Programa de Pós-Graduação em Educação. Santa Maria, 2023.

FERREIRA, Liliana Soares; BRAIDO, Luiza da Silva; DE TONI, Dulcineia Libraga Papalia. Pedagogia nas Produções Acadêmicas da Pós-Graduação em Educação no RS: Análise dos Movimentos de Sentidos. Cocar UEPA, Ed. Esp., n.8. p. 146- 164, jan./abr. 2020.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, conhecimento e tempos. Curitiba: Editora CRV, 2017.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico na Escola: do que se fala? Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, abril/junho, 2018. 

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico. In: FERREIRA, Liliana Soares; CASTAMAN, Ana Sara; SIQUEIRA, Silvia; ANDRIGHETTO, Marcos José. Glossário sobre trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica. Curitiba: CRV, 2024. p. 430-432.

FERREIRA, Liliana Soares; CASTAMAN, Ana Sara. Trabalho Pedagógico no ProfEPT: Uma Análise dos Discursos dos Professores do Programa. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 30, n. 55, 2022.

FIÚZA, Elza. Professor Dermeval Saviani. Wikimedia Commons, [s.l.], 2010. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Demerval_saviani.JPG. Acesso em: 12 jun. 2024.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012. p. 267-74.

GABRIEL, o pensador. Estudo Errado. In: GABRIEL, o pensador. Ainda é só o começo. Rio de Janeiro: Sony Music, 1995.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. 

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: A nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval; SANFELICE, José Luis (Orgs). Capitalismo, trabalho e educação. 2. ed. São Paulo: Autores Associados, 2002. p. 77-96.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007.

MARX, Karl. O capital, Livro I. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MINISTÉRIO da Educação. Salas de aula (11). Flickr, [s.l.], 2024a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200510203/in/album-72177720322547118. Acesso em: 8 abr. 2025.

MINISTÉRIO da Educação. Aulas Práticas (11). Flickr, [s.l.], 2024b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200526304/in/album-72177720322547118. Acesso em: 7 maio 2025.

MINISTÉRIO da Educação. Aulas Práticas (1). Flickr, [s.l.], 2024c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/54200276856/in/album-72177720322547118. Acesso em: 7 maio 2025.

OBSERVATÓRIO da EPT. c2025. Disponível em: https://observatorioept.org.br/. Acesso em: 9 maio 2025. 

PROSA. Apresentação das Profas. Dras. Ana Sara Castaman e Liliana Soares Ferreira. (1 vídeo). Youtube, 07 ago. 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hF7YJJbW644. Acesso em: 07 ago. 2025.

PROSA. Definições de conceito e categoria. Wikimedia Commons, [s.l.], 2025a. 1 infográfico. CC-BY. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Defini%C3%A7%C3%B5es_de_conceito_e_categoria.png. Acesso em: 7 maio 2025.

PROSA. Educação integral vs Educação para o Capital. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025d. 1 ilustração. CC-BY. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Educa%C3%A7%C3%A3o_Integral_VS_Educa%C3%A7%C3%A3o_para_o_capital.png. Acesso em: 9 maio 2025.

PROSA. Educação profissional e tecnológica (EPT). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2024. 1 GIF.

PROSA. Formação humana integral e formação politécnica (1). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2025c. 1 webstory. 

PROSA. Formação humana integral e formação politécnica (2). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. 2025c. 1 webstory. 

PROSA. Produção e socialização do conhecimento. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025e. 1 ilustração. CC-BY. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Produ%C3%A7%C3%A3o_e_socializa%C3%A7%C3%A3o_do_conhecimento.png. Acesso em: 9 maio 2025. 

PROSA. Trabalho pedagógico enquanto conceito e categoria. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025b. 1 infográfico. CC-BY.  Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Trabalho_pedag%C3%B3gico_enquanto_conceito_e_categoria.png. Acesso em: 7 maio 2025.

PROSA. Dermeval Saviani. Wikimedia Commons, [s. l.], 2025. 1 montagem. cc-by. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Demerval_Saviani.png. Acesso em: 27 fev. 2025.

RAMOS, Marise N. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014 (e-book).

RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: questões epistemológicas e pedagógicas. In: FERREIRA, Liliana Soares et al. Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões, v. 4. Curitiba: CRV: 2023. p. 33-50.

REDE EPT/RS – Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. c2025. Disponível em: https://sites.google.com/view/redeeptrs/apresenta%C3%A7%C3%A3o?authuser=0. Acesso em: 8 abr. 2025.

RODRIGUES, Ricardo Antonio. Trabalho como princípio educativo. In: FERREIRA, Liliana Soares; CASTAMAN, Ana Sara; SIQUEIRA, Silvia; ANDRIGHETTO, Marcos José. Glossário sobre trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica. Curitiba: CRV, 2024. p. 412-413.

 SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular.  2007.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan.- abr. 2007.

SCHULER, Gaia.  Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297730631/in/album-72177720312317891. Acesso em: 8 abr. 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.]. 30 out. 2023b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53296787947/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.]. 14 dez. 2023c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53397636991/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.]. 14 dez. 2023d. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53396747837/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.]. 14 dez. 2023e. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53397658516/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023f. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297733601/in/album-72177720312317891. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023g. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53298050759/in/album-72177720312317891. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023h. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297908723/in/album-72177720312317891. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023i. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53298130885/in/album-72177720312317891. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023j. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297736756/in/album-72177720312317891. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023k. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53296841697/in/album-72177720312317891. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023l. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297966408/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 30 out., 2023m. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297742251/in/album-72177720312317891. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.]. 18 jan. 2024a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53472412766/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 21 nov. 2024.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.]. 18 jan. 2024b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53472418956/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 7 maio 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.]. 18 jan. 2024c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53472839220/in/album-72177720312317891/.Acesso em: 7 maio 2025.

SIQUEIRA, Silvia de. Integração Curricular e Trabalho Pedagógico: uma análise com base nos discursos de professores do IFFar Campus Júlio de Castilhos. 2020, 153f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Santa Maria, 2020.