Os profissionais da educação necessitam ser protagonistas nos processos e na compreensão 

[...] de formação de consciência, de socialização de conhecimento, de aperfeiçoamento, de humanização, ao encontro dos fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação


(Fuentes e Ferreira, 2017, p. 726).

Desse modo, o trabalho pedagógico se constituirá como o amálgama entre a articulação e o estabelecimento de sentidos de currículo, da formação profissional e da produção do conhecimento, tendo por supostos os princípios e pressupostos da EPT. Ancorado na ciência, na cultura, na tecnologia e no trabalho, o trabalho pedagógico dos professores intensifica e fortalece a produção do conhecimento (Castaman, 2023).

Nesse sentido, a pesquisa e a extensão integram o trabalho pedagógico, ora como possibilidades de produção do conhecimento, ora como dimensões que socializam o conhecimento produzido. Em ambos os casos, a centralidade é o trabalho pedagógico na medida em que se constitui no processo que abarca os demais e ao mesmo tempo os constitui, pois extensão e pesquisa são, também, trabalho pedagógico. 

 

card do curso

Título: Produção e socialização do conhecimento
Fonte: Prosa (2025e).

É no interior dessas relações de inclusão que acontecem a produção do conhecimento e a integração de saberes e de experiência. Isso implica a união entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, além do compartilhamento de saberes de diferentes origens e estatutos epistemológicos. Implica também a realização de inovações pedagógicas, científicas e de gestão, e a ampliação da inserção social da EPT – como consta no ementário desse componente curricular e que será melhor explicado nas próximas unidades.

A EPT que vem, em maior escala, associando ensino, pesquisa e extensão é oferecida pela Rede Federal. Ao mesmo tempo, práticas significativas com esta articulação são encontradas nos sistemas estaduais, sendo mais restritas em âmbito municipal. Isso porque, em muitos casos, em ambas esferas não há recursos para o desenvolvimento de pesquisa e extensão, geralmente disponíveis no sistema federal. 

Um exemplo é o caso do Rio Grande do Sul: o Estado oferece expressiva quantidade de cursos técnicos na rede estadual de ensino, entretanto, a maioria deles se somam aos esforços institucionais para manutenção do ensino no âmbito da Educação Básica. 

A seguir, mencionamos dois casos do solo gaúcho, no sentido de divulgar, integrar e promover a pesquisa em EPT, por meio da articulação entre pesquisadores e professores das instituições de Ensino Superior:

  1. Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica: criada em 2021, reúne, mensalmente, pesquisadores dos institutos federais (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul); e das universidades (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM/UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS). O objetivo da Rede é promover atividades científicas coletivas, tais como: eventos, escrita de livros, artigos e materiais de divulgação, estudo e pesquisa.
  2. Observatório da Educação Profissional e Tecnológica do IFSul: trata-se de uma iniciativa com vistas a estudos, pesquisas e atividades de formação sobre a EPT, incluindo cultura, ciência e tecnologia.

Para finalizar este capítulo, e colaborar com suas reflexões, listamos uma série de pesquisas como leitura complementar que tratam da temática “Trabalho Pedagógico e suas interfaces com a EPT”:

Neste capítulo, foram abordados os conceitos de Trabalho Pedagógico na EPT, refletimos sobre suas especificidades e discutimos o trabalho enquanto princípio educativo. Na próxima seção, aprofundaremos a discussão sobre a pesquisa na EPT como integrante do trabalho pedagógico.