O trabalho como princípio educativo
Sobre o trabalho como princípio educativo, Rodrigues (2024) argumenta que ele está além da finalidade de humanizar e agir na natureza, chegando à problematização dialética da vida humana. O autor descreve o princípio educativo como
[...] uma dialética que tensiona o papel formativo da escola para empoderar o trabalhador a partir do desenvolvimento de não apenas suas aptidões físicas, manuais e instrumentais, para atender a um determinado fim, mas a perspectiva reflexiva e da cidadania ativa
Esse objetivo é alcançado mediante a ênfase na cidadania ativa, na ação no mundo e em relação a si próprio, o que possibilitará a transformação de si, do contexto e do mundo do trabalho.
Ainda, (2007) apresenta três sentidos para o trabalho como princípio educativo, explicando em que momento se torna trabalho pedagógico:
- Coaduna-se com os diferentes modos de produção, os quais exigem correspondentes modos de educação.
- Exige envolvimento e ação no trabalho produtivo, em âmbito social.
- Estabelece a educação como específico modo de trabalho, denominado trabalho pedagógico.
Para que o trabalho como princípio educativo se coadune ao terceiro sentido, o trabalho pedagógico observa os princípios e as bases conceituais da EPT, envolvendo os sujeitos e levando-os a participar na dinâmica escolar. O trabalho, nesse contexto, articula-se com base em um projeto pedagógico individual e um coletivo (institucional) que garantem a produção do conhecimento (Ferreira, 2017). A autora reforça a argumentação, explicando o conceito de produção do conhecimento e indicando haver
[...] um movimento dialético entre o individual e o coletivo: entre o que os professores concebem seu projeto pedagógico individual, e o que a escola, comunidade articulada, estabelece em seu projeto pedagógico institucional em consonância com o contexto histórico, social, político e econômico
Por sua vez, Silvia de Siqueira (2020) destaca o trabalho pedagógico como aquele que integra o currículo e a produção do conhecimento; e Marise Ramos (2014) salienta que, no trabalho pedagógico, há que se restaurar/restabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos, e as relações que constituem a totalidade concreta de origem para o objeto ser desvelado gradativamente em suas particularidades. Nesses termos, a
[...] concretude e materialidade do trabalho pedagógico, portanto, podem ser evidenciadas e volatilizadas na produção do conhecimento dos estudantes, na elaboração do pensamento dos professores após ‘interação, inter-relação, relação’ entre os sujeitos da educação
Ainda, para que o trabalho seja bem sucedido, precisamos considerar os fundamentos metodológicos que o embasam (Ramos, 2023). Uma sugestão é partir da síncrese e da análise das experiências vivenciadas pelos estudantes e, assim, mediar historicamente a produção de suas existências. Posteriormente, através da síntese , ordena-se as relações estabelecidas e se alcança a compreensão sobre trabalho, ciência e cultura.
Concebemos que uma formação bem articulada, por meio do trabalho pedagógico, pode ser um dos caminhos para tal compreensão. Uma formação fundamentada em processos contínuos e que contribua para o exercício da em sala de aula. Uma formação que supere a condição de classe do docente, na qual os professores possam entender-se como trabalhadores, cotejando a relação entre trabalho e educação (em suas interfaces) com a Educação Profissional (Ferreira; Castaman, 2022).
Para refletir: a relação teoria e prática
Pensando na discussão sobre o trabalho como princípio educativo, reflita:
- Como trabalhador da educação e formador de trabalhadores, você acredita que todos os profissionais conhecem ou sabem efetivar adequadamente esses fundamentos teórico-metodológicos no currículo, na gestão e no trabalho pedagógico?
- Quais são as especificidades e os desafios pedagógicos presentes na implementação do trabalho pedagógico no âmbito da EPT?
Lembre-se de registrar suas reflexões em seu Memorial e/ou de seguir as orientações dos seus professores e tutores durante essa atividade.
Na continuidade do capítulo, será aprofundado a reflexão sobre os profissionais da educação e sua relação com a teoria e a prática em sala de aula.