Com essas determinações normativas, a extensão sai da cotidianidade para propor-se oficial, regulada e normatizada dentro das instituições: 

[...] é onde a universidade realiza o reconhecimento da diversidade tanto sociocultural quanto étnico-racial e permite não apenas a construção, como também o estabelecimento dos compromissos necessários à leitura do mundo

(Deus, 2020, p. 23).

Associada ao trabalho pedagógico, e retroalimentando este e a pesquisa, a extensão evidencia a universidade em sua razão de ser quanto ao cumprimento de seu objetivo social, qual seja o de educar os sujeitos e contribuir para condições de vida melhores e mais humanas.

A seguir, citamos os princípios educativos constantes na Política Nacional de Formação de Profissionais para a EPT (Brasil, 2024), os quais constam em todas as etapas desta unidade curricular, da pesquisa ao trabalho pedagógico. Tratam-se de itens que indicam características relacionadas à emancipação e à transformação social, sem perder de vista que os trabalhadores buscam a EPT para acessar e se relacionar, profissionalmente preparados, o mundo do trabalho

card do curso

Título: 5 princípios educativos da EPT
Fonte: Prosa (2025e).

Articulados, estes princípios orientam o trabalho pedagógico. Destacamos o 4, relativo à indissociabilidade. Passa-se a pôr em relevo uma aproximação não somente teórica, mas na atividade em si, entre o princípio da indissociabilidade e a extensão, reiterando que é apenas um modo didático de abordagem, posto não haver hiato entre extensão, pesquisa e trabalho pedagógico. Desse modo, repudia-se a separação ou hierarquia entre as referidas dimensões, descrevendo o trabalho pedagógico como uma totalidade com o afã de produzir conhecimento. Até porque uma dimensão sozinha não substitui e tampouco atinge este afã isoladamente: necessita-se das demais.

Nesses termos, a pesquisa, o ensino e a extensão, articulados, além de serem estruturantes de uma instituição que oferta da Educação Básica ao Ensino Superior, também garantem a possibilidade de visualizar concretamente a finalidade da instituição. Nessa perspectiva, 


[...] a extensão é uma atividade pedagógica (curricular ou extracurricular) que pode fazer parte da dinâmica de formação


(Oliveira e Costa, 2020, p. 249).

Isto porque promove a produção do conhecimento, a formação humana, a superação dos hábitos tradicionais na educação formal e insere os sujeitos novamente em sua realidade social, agora com uma atitude científica. Por meio da interação do estudante extensionista com a comunidade externa, este terá condições de desenvolver atitudes, comportamentos e valores que promovam a cidadania (Oliveira e Costa, 2020) e as experiências sociais (Araújo e Silva, 2013).