Produção de Materiais
Didáticos Digitais
INTRODUÇÃO
Título: Apresentação dos Profs. Drs. Andrea Poleto, Marcelo Borges, Cristiane Lebler e Elizandro Brick
Elaboração: Prosa (2025).
Caros estudantes,
Bem-vindos a Unidade Temática (UT) Produção de Materiais Didáticos Digitais! Nela, serão apresentadas diversas questões acerca da produção de materiais didáticos digitais (MDDs). Nesse sentido, o primeiro capítulo aborda os sujeitos que fazem parte desse universo e suas possíveis especificidades. É colocada a importância de uma intencionalidade pedagógica explícita, dadas as possibilidades e desafios dos materiais para públicos distintos.
O capítulo dois se dedica às linguagens que podem compor os materiais didáticos digitais, considerando os contextos de uso e sua relação com aspectos como acessibilidade, usabilidade, interatividade e comunicabilidade. O capítulo três define os contornos do que podemos considerar um MDD e mostra o debate acerca do seu papel no processo de ensino-aprendizagem. Também dá enfoque à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a produção do MDD como um Recurso Educacional Aberto (REA), retomando a ideia de tornar materiais de qualidade acessíveis a diferentes públicos.
Por fim, o capítulo quatro aborda os temas mais externos à produção e à gestão dos MDDs – fluxos, equipes, organização – juntamente com os desafios comuns desses processos dada individualização do trabalho, corporativismo, fragmentação etc. Desse modo, é trazida a reflexão de como podem ser produzidos de maneira mais adequada, coletiva, polifônica e autoral de modo que englobe ensino, pesquisa e extensão. Assim, essa UT objetiva, para além de conceituar os MDDs, explicitar desafios na gestão e na sua produção, considerando diferentes perfis de público do curso, suas especificidades e contextos de aprendizagem, levando em conta os princípios da EPT e a qualidade necessária para os cursos em EaD.
Ao final desta unidade, o cursista será capaz de diferenciar públicos variados e seus contextos de aprendizagem, de definir um MDD feito com intencionalidade pedagógica, de produzir REAs por meio da utilização de diferentes sistemas semióticos e, como resultado final, de criar MDDs que respeitem os preceitos da interatividade, acessibilidade, comunicabilidade e usabilidade.
Desejamos as boas-vindas à UT Produção de Materiais Didáticos Digitais.
Bons estudos!