AUTOR DESCONHECIDO. Retrato de Antonio Gramsci. [191-?]. 1 fotografia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci#/media/Ficheiro:Gramsci.png. Acesso em: 20 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). Proeja: Educação Profissional Técnica de Nível Médio/Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, ago. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 19 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coleção Cadernos pedagógicos, ProJovem Campo-Saberes da Terra: Percurso Formativo. Brasília, DF: MEC, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC. Projeto-Base ProJovem Campo - Saberes da Terra. Programa Nacional de educação de jovens agricultores(as) familiares integrada à qualificação social e profissional. Brasília, DF: MEC/Secad/Setec, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/projovem_projetobase2009.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coleção Cadernos pedagógicos, ProJovem Campo-Saberes da Terra. Projeto Político Pedagógico. Brasília, DF: MEC, 2010a.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coleção Cadernos pedagógicos, ProJovem Campo-Saberes da Terra: Agricultura, Familiar, Identidade, Cultura, Gênero e Etnia. Brasília, DF: MEC, 2010b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, 2v.
KLEIN, Lígia Regina. Fundamentos para uma proposta pedagógica para o município de Campo Largo. Campo Largo, PR: PM/SED, 2007.
MARTINS, Marcos Francisco. Gramsci, Educação e Escola Unitária. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e226099, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226099. Acesso em: 20 jan. 2024.
PEDREIRA, Pillar. Agência Senado. Flickr, [s.l.]. 25 nov. 2019. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/49133860016/in/photostream/. Acesso em: 17 dez. 2024.
PROSA. A escola unitária e a mediação do professor. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024l. 1 ilustração. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_escola_unit%C3%A1ria_e_a_media%C3%A7%C3%A3o_do_professor.png. Acesso em: 30 jan. 2025.
PROSA. Antonio Gramsci. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024k. 1 montagem. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antonio_Gramsci.png. Acesso em: 30 jan. 2025.
PROSA. O currículo integrado. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024i. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_curr%C3%ADculo_integrado.png. Acesso em: 30 jan. 2025.
PROSA. O desenho do Currículo Integrado. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024j. 1 montagem. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_desenho_do_Curr%C3%ADculo_Integrado.png. Acesso em: 30 jan. 2025.
PROSA. O processo educativo no cotidiano e em espaços de aprendizagem sistematizada. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024h. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:O_processo_educativo_no_cotidiano_e_em_espa%C3%A7os_de_aprendizagem_sistematizada.png. Acesso em: 30 jan. 2025.
QUARESMA, Leila Carla dos Santos; SANTOS, Reinaldo Batista dos. Os saberes e dizeres matemáticos dos alunos da EJA: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 349–365, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62198. Acesso em: 22 set. 2024.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepções e integração. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Graziela Lucchesi Rosa da. Educação de jovens e adultos e Psicologia Histórico-Cultural: a centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento de trabalhadores jovens e adultos. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 255–273, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/53006. Acesso em: 7 jan. 2025.
SILVA, Jerry Adriani. Um estudo sobre as especificidades dos/das educandos/as nas propostas pedagógicas de Educação de Jovens e Adultos-EJA: tudo junto e misturado. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-87XHBA. Acesso em: 21 ago. 2024.
SILVA, Maria Izabel Costa da; FREITAS, Rony Cláudio de Oliveira. Saberes da Experiência de Estudantes Jovens e Adultos: conhecer para valorizar. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 57–65, 2019. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13. Acesso em: 7 jan. 2025.
YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190–202, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2707. Acesso em: 7 jan. 2025.