Saberes da experiência

Os saberes da experiência estão relacionados ao processo de formação do professor e aos processos reflexivos e experienciados com outros profissionais na prática. Para Tardif (2014) e Pimenta (2018), os saberes da experiência são aqueles provenientes da história de vida pessoal de cada professor, bem como saberes produzidos pelos professores no cotidiano de sua prática. 

No trabalho pedagógico cotidiano da EPT, os professores se deparam com situações muitas vezes não aprendidas nos processos de suas formações, seja ela inicial ou continuada. Esses saberes que são produzidos e apropriados ao longo de sua história de vida, nas relações estabelecidas entre os professores, os estudantes, a escola e sua organização e entre os seus próprios saberes são denominados saberes da experiência. Tais saberes não são oriundos nem de instituições de formação, nem dos currículos. Eles não estão sistematizados em doutrinas e teorias, mas estão na prática docente. Os saberes da experiência têm o professor como seu produtor e seu sujeito simultaneamente e fornecem a ele certezas relativas ao ambiente escolar, facilitando sua adaptação e integração (Tardif, 2014).

Ou seja, ainda segundo Tardif (2014), trata-se de saberes que correspondem à cultura docente em ação, também chamados saberes práticos. Ao lidar com problemas concretos da prática, o professor se envolve num processo de formação que o faz desenvolver os habitus, ou seja, os macetes, o saber-fazer docente que tem suas origens na prática cotidiana.