Saberes necessários da Docência na EPT
Ao se abordar aspectos que dizem respeito ao processo de formação de professores da EPT, logo surge uma diversidade de saberes e habilidades com características próprias que são necessários para o desenvolvimento da tarefa educativa, pressupondo a abrangência e a complexidade da EPT, abarcando principalmente o domínio dos conhecimentos pedagógicos e dos conteúdos específicos da área de atuação e formação.
No processo de formação dos professores da EPT, torna-se essencial refletir sobre os saberes que são necessários, considerando que são profissionais que
[...] sabem decerto alguma coisa, mas o que, exatamente? Que saber é esse? São eles apenas “transmissores” de saberes produzidos por outros grupos? Produzem eles um ou mais saberes, no âmbito de sua profissão? Qual é o seu papel na definição e na seleção dos saberes transmitidos pela instituição escolar? Qual a sua função na produção dos saberes pedagógicos? As chamadas ciências da educação, elaboradas pelos pesquisadores e formadores universitários, ou os saberes e doutrinas pedagógicas, elaborados pelos ideólogos da educação, constituiriam todo o saber dos professores?
Os saberes necessários à docência vão além do domínio do conteúdo disciplinar, como apontam Gariglio e Burnier (2012), ao destacar que a formação de professores não pode se limitar aos conhecimentos das disciplinas. Essa perspectiva é especialmente relevante na Educação Profissional, na qual, segundo Vieira e Vieira (2019), a ideia de que ser professor nessa modalidade exige apenas competência técnica, titulação acadêmica e experiência de mercado tem sido cada vez mais questionada. A crença de que a formação pedagógica é essencial apenas para a educação de crianças vem sendo gradualmente substituída por uma compreensão mais ampla, que reconhece a importância da preparação pedagógica em todas as etapas do ensino.
Desse modo, constata-se que outros saberes e habilidades têm se traduzido em demandas próprias do exercício da profissão docente na EPT, relacionadas à sólida formação científica e cultural do ensinar e do aprender, às práticas educativas baseadas na , à contextualização curricular, ao uso das diversas tecnologias e metodologias de ensino, entre outras. Na EPT, trata-se de uma variedade de saberes e habilidades que são necessárias para a docência considerando um contexto marcado fundamentalmente pela integração de teoria e prática, que se mantém em constante diálogo com as demandas do mundo do trabalho e as singularidades dos estudantes.
Título: A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade
Fonte: Fazenda (2008); Sommerman, Mello e Barros (2002).
Elaboração: Prosa (2025b).
Esses saberes e habilidades contribuem para capacitar o professor a lidar com a complexidade e as dinâmicas do trabalho pedagógico, ajudando-o a promover um processo de ensino-aprendizagem que seja relevante, acolhedor e transformador. Assim, amparados pelos estudos de Tardif (2014) e Pimenta (2009; 2018), podemos classificá-los da seguinte forma: saberes da experiência, saberes do conhecimento, saberes pedagógicos, saberes tecnológicos, saberes interdisciplinares, saberes de gestão e organização do trabalho pedagógico e saberes relacionados à pesquisa e à inovação. Considerando a natureza deste capítulo, a seguir serão apresentados apontamentos relativos a cada um desses saberes.