Saberes do conhecimento

Os saberes adquiridos pelo professor no processo de formação inicial e continuada, relacionados aos conteúdos que são ministrados em sala de aula, são chamados de saberes do conhecimento. Em outras palavras, são os conhecimentos dos conteúdos disciplinares ensinados aos estudantes e dizem respeito aos conhecimentos específicos de uma determinada área com a qual o professor irá atuar, como, por exemplo, os conhecimentos específicos da física e da matemática.

Tardif (2014) denomina estes saberes como disciplinares e os reconhece como pertencentes aos diferentes campos do conhecimento (linguagem, ciências exatas, ciências humanas, ciências biológicas etc.). Esses saberes, produzidos e acumulados pela sociedade ao longo da história da humanidade, são administrados pela comunidade científica, e o acesso a eles deve ser possibilitado por meio das instituições educacionais.

Com a denominação de saberes disciplinares, Gauthier et al. (2013) destacam que esses saberes são produzidos por pesquisadores e cientistas envolvidos com atividades de pesquisa nas diferentes áreas de conhecimento. Os professores têm como uma das suas funções principais extrair desses saberes aquilo que é importante ser ensinado, mesmo não estando envolvidos no seu processo de produção.