Referências bibliográficas

Logotipo

BERTOLDO, Haroldo Luiz; SALTO, Francisco; MILL, Daniel. Tecnologias de informação e comunicação. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

BRASIL. Política Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica: diretrizes gerais. Brasília: Setec/MEC, 2024. Disponível em: https://sgmdnute.sites.ufsc.br/setec-materiais//medias/Diretrizes%20-%20Visualiza%C3%A7%C3%A3o%20digital.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.Disponível em: https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:lei:1996-12-20;9394@1996-12-20. Acesso em: 14 abr. 2024.

CREPALDE, Rodrigo dos Santos; KLEPKA, Verônica; HALLEY, Tânia Halley Oliveira Pinto. Interculturalidade e conhecimento tradicional sobre a Lua na formação de professores no/do campo. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis. v. 2 n. 3 p. 836-860 jul./dez. 2017.

FERREIRA, Marcello; COSTA, Marcos Rogério Martins; MEIRA, Érika Nazaré Gadelha; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da. Inteligência artificial na educação superior: avanços e dilemas na produção acadêmica. EmRede - Revista de Educação a Distância. v. 11, 2024. DOI: http://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1019. Acesso em: 05 set. 2024.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: Caldart, Roseli. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

KENSKI, Vani Moreira. Cultura digital. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

Legião Urbana – Há tempos. 2009. 1 vídeo (2 mim 54 s). Publicado pelo canal Legião Urbana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rnCTXKqfuGc. Acesso em: 09 set. 2024.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

MACIEL, Cristiano. Ambientes virtuais de aprendizagem. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.

MARX, Karl. Formações econômicas pré-capitalistas. 6a ed., São Paulo: Paz e Terra, 1991, p. 65-112 (Coleção Pensamento Crítico).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 3. reimpr. São Paulo: Martin Claret, 2010.

Metamorfose Ambulante. 2018. 1 vídeo (3 mim 51 s). Publicado pelo canal Raul Seixas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CmB4sfoZkwo. Acesso em: 09 set. 2024.

MICHELS, Jéssica. Caminhada Fotográfica para Diversidade de Gênero. 20 jun. 2024. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Caminhada_Fotogr%C3%A1fica_para_Diversidade_de_G%C3%AAnero_45.jpg. Acesso em: 15 ago. 2024.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MUNHOZ, Luiz. Pierre Lévy no Fronteiras do Pensamento Porto Alegre. 27 jun. 2016. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pierre_L%C3%A9vy_no_Fronteiras_do_Pensamento_Porto_Alegre_(28111342595).jpg. Acesso em: 15 ago. 2024.

PROSA. A educação como relação social. [infográfico]. Wikimedia Commons, 2024c. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_educa%C3%A7%C3%A3o_como_rela%C3%A7%C3%A3o_social.png. Acesso em: 01 set. 2024.

PROSA. Agrupamento de dígitos binários. 2023b, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Agrupamento_de_d%C3%ADgitos_bin%C3%A1rios.png. Acesso em 15 ago. 2024.

PROSA. Aprendizagem colaborativa através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). 2024e, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aprendizagem_colaborativa_atrav%C3%A9s_de_Ambientes_Virtuais_de_Aprendizagem_(AVA).png. Acesso em: 02 set. 2024.

PROSA. Apresentação Professora Luciane. (1 vídeo). Youtube, 12 jul. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gKP-ir9g52o. Acesso em: 9 set. 2024.

PROSA. Comunicações em rede através do ciberespaço. 2024g, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Comunica%C3%A7%C3%B5es_em_rede_atrav%C3%A9s_do_ciberespa%C3%A7o.png. Acesso em: 01 set. 2024.

PROSA. Grupos sociais se organizam mais efetivamente através das redes. 2021b, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Grupos_sociais_se_organizam_mais_efetivamente_atrav%C3%A9s_das_rede.png. Acesso em: 15 ago. 2024.

PROSA. Decodificação de dígitos binários. 2024f, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Decodifica%C3%A7%C3%A3o_de_d%C3%ADgitos_bin%C3%A1rios.png. Acesso em: 31 ago. 2024.

PROSA. Desenvolvimento histórico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). [infográfico]. Wikimedia Commons, 2024d. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desenvolvimento_hist%C3%B3rico_das_Tecnologias_da_Informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7%C3%A3o_(TICs).png. Acesso em: 01 set. 2024.

PROSA. Flexibilidade espaço-temporal na EaD. 2023c, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flexibilidade_espa%C3%A7o-temporal_na_EaD.png. Acesso em: 31 ago. 2024.

PROSA. Processos formativos contínuos. 2024a, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Processos_formativos_cont%C3%ADnuos.png. Acesso em: 31 ago. 2024.

PROSA. Professor como o detentor e transmissor de conhecimentos. 2024b, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Professor_como_o_detentor_e_transmissor_de_conhecimentos.png. Acesso em: 31 ago. 2024.

PROSA. Reflexão com Professora Luciane. (1 vídeo). Youtube, 13 ago. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Kl-PYjWwMfA. Acesso em: 9 set. 2024.

PROSA. Teoria da gestão do tempo no contexto de trabalho. 2023a, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teoria_da_gest%C3%A3o_do_tempo_no_contexto_de_trabalho.png. Acesso em: 15 ago. 2024.

PROSA. Um conteúdo técnico mantém o poder hegemônico ao invés de educar criticamente. 2021a, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Um_conte%C3%BAdo_t%C3%A9cnico_mant%C3%A9m_o_poder_hegem%C3%B4nico_ao_inv%C3%A9s_de_educar_criticamente.png. Acesso em: 15 ago. 2024.

REIS, Douglas do Nascimento; ALMEIDA, Danielle Portela de; NASCIMENTO, Isidro José Bezerra Maciel Fortaleza do; BÉDARD, Maria do Carmo Bezerra Maciel; GOMES, Renato Duarte; CARLONI, Alessandro Ramos; ANJOS, Elivaldo dos Francisco; SANTOS, Carlos Alberto Feitosa dos. A inteligência artificial no contexto da cultura digital e os desafios na educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 10, n. 03, p. 996-1013, mar. 2024. DOI: doi.org/10.51891/rease.v10i3.13125. Acesso em: 05 set. 2024.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, dez. 2003. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3229. Acesso em: 14 abr. 2024.

SANTOS, José Luiz. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SAUER, Aline Daniela; RODRIGUES, Denize Massimo. Madeira boa? Só na minguante de maio. In: MAGNUS, Maria Carolina Machado; BRICK, Elizandro Maurício; FONSECA, Inara (Orgs.). Saberes em Movimento. Florianópolis: UFSC, 2019. p. 37-39. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/Saberes_em_Movimento.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP. Acesso em: 14 abr. 2024.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). 30 out. 2023. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53397855173/in/album-72177720312317891/. Acesso em: 15 ago. 2024.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. França, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 05 set. 2024.

VELOSO, Braian; MILL, Daniel. Comunicação em estrela (todos-todos). In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.