cAPÍTULO 3

Novo e-mail em sua caixa postal

Homem segurando celular

Imersos na cultura digital

Para iniciarmos a conversa, como você ficou sabendo deste curso? Possivelmente, não foi por meio de um cartaz colado na parede do seu local de trabalho. Vou arriscar três possibilidades: 

1. Você leu a postagem em uma rede social; 
2. Você leu a notícia no site institucional; 
3. Você recebeu a mensagem sobre o curso em sua caixa de e-mail. 

Qualquer que seja a alternativa escolhida, suponho que, por meio dela, você clicou no link que o direcionou ao edital e às demais informações. 

Luciane Penteado Chaquime

Vamos a outra pergunta: como você realizou sua matrícula neste curso? Foi pessoalmente à instituição entregar cópias dos seus documentos e diploma ou os enviou de seu computador/celular, por meio de um formulário digital/e-mail? 

Essas questões trouxeram apenas dois exemplos de como a cultura digital influencia nossa maneira de ler, de acessar e de selecionar informações que nos sejam úteis, bem como de utilizar os dispositivos tecnológicos disponíveis para atender às nossas necessidades cotidianas e facilitar nossa vida.

Cultura digital imersa nos fazeres cotidianos

Título: Cultura digital imersa nos fazeres cotidianos
Fonte: Prosa (2024).

Por mais evidente que possa ser o fato de que qualquer pessoa consegue hoje inscrever-se num curso utilizando a internet, candidatar-se a uma vaga de emprego em sites especializados, enviar um e-mail, conversar com um chatbot para resolver problemas ou tirar dúvidas, identificar quando está lendo uma notícia ou anúncio falso na internet, infelizmente essa não é uma realidade comum.

Você certamente realiza sem dificuldades essas e outras atividades virtuais porque é uma pessoa alfabetizada e letrada digitalmente.

  • O que é ser alfabetizado e letrado digitalmente?
  • Qual a importância da alfabetização e do letramento digitais para a EPT?