A inclusão digital como desafio social

O que é, para você, incluir digitalmente? Bastaria dar acesso às pessoas a computadores, celulares, tablets e outros equipamentos digitais?

card do curso

Título: A tecnologia como instrumento de inclusão social
Fonte: Prosa (2021d).
Elaboração: Prosa (2024).

Sem dúvida, esse é o primeiro ponto a ser alcançado. 

Conforme vivenciamos na pandemia, há um custo financeiro para participar da cultura digital, e grande parte da população ainda está excluída por não conseguir adquirir equipamentos tecnológicos. Dar acesso a esses dispositivos significa, portanto, promover a inclusão social de todas as pessoas, em suas diversidades e singularidades, na vida civil pública.

Já a inclusão digital, conforme nos explicam Fernandes e Braga, no Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância, envolve o

acesso frequente ou facilitado a computadores e à internet, bem como a outros equipamentos de tecnologias de informação e comunicação (TICs)” (2018, p. 333, grifos nossos)

(Fernandes; Braga, 2018, p. 333).

No entanto, isso não é suficiente para considerar alguém incluído digitalmente, pois também é imprescindível que as pessoas tenham as habilidades que lhes permitam fazer uso das tecnologias digitais “de forma autônoma e crítica para busca e tratamento da informação, utilização de serviços on-line, comunicação, entretenimento, educação e produção de conteúdos, entre outras possibilidades” (Fernandes; Braga, 2018, p. 333).