Pandemia, Ensino e Cultura Digital
Você pode estar se perguntando: como chegamos a essa conversa sobre ensino remoto se o nosso tema agora é Educação Profissional e Tecnológica para todos?

No pós-pandemia, houve um impulsionamento da cultura digital ocasionado por dois fatores:
- as experiências adquiridas com o uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem durante a implementação do ensino remoto;
- a adoção de ferramentas de webconferências e trabalho colaborativo para manter as ações administrativas e de gestão, embora questionáveis em diversos aspectos (Malheiro et al., 2023).
Por outro lado, ao revelarem a exclusão digital de inúmeras pessoas sem acesso às tecnologias, escancararam o abismo social que caracteriza a sociedade brasileira, decorrente da desigual distribuição de renda entre as classes que a compõem.
Título: Inclusão digital como desafio social
Fonte: Prosa (2024).
Para refletir: impactos da pandemia na educação
Você possivelmente experimentou mudanças na sua relação com as tecnologias digitais durante a pandemia de covid-19, as quais também, muito provavelmente, impactaram sua relação com o trabalho em sua instituição.
Para saber mais a respeito dos impactos da pandemia na exclusão escolar no Brasil, consulte o texto Cenário da exclusão escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação, organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, publicado em 2021.
Especificamente a respeito do trabalho docente durante o período pandêmico, sugerimos a seguinte leitura: Trabalho docente em tempos de pandemia: Relatório Técnico.
Procure registrar em seu Memorial quais foram os maiores desafios vividos durante o esforço para a manutenção do ensino profissional e tecnológico durante a pandemia.
- Como foi a incorporação da tecnologia para a continuidade das aulas?
- Até que ponto foi possível manter a qualidade do ensino e quais foram as principais dificuldades?
- Quais lições foram aprendidas com base nessa experiência de ensino remoto que podem servir para a melhor compreensão dos desafios e oportunidades trazidos pela cultura digital?
Assim, ao afirmarmos que a EPT é para todos, estamos nos posicionando em favor
“do acesso universal à tecnologia e a uma internet de qualidade, bem como [defendendo] a necessidade de expandir contextos inclusivos e colaborativos no ambiente educacional”
Em síntese, ao propormos reflexões sobre EPT para todos na e para a cultura digital, ressaltamos a importância da inclusão digital e da acessibilidade para uma formação crítica, ética, humana e potencialmente transformadora da realidade.