Pandemia, Ensino e Cultura Digital

Você pode estar se perguntando: como chegamos a essa conversa sobre ensino remoto se o nosso tema agora é Educação Profissional e Tecnológica para todos? 

Luciane Penteado Chaquime
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No pós-pandemia, houve um impulsionamento da cultura digital ocasionado por dois fatores: 

  • as experiências adquiridas com o uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem durante a implementação do ensino remoto;
  • a adoção de ferramentas de webconferências e trabalho colaborativo para manter as ações administrativas e de gestão, embora questionáveis em diversos aspectos (Malheiro et al., 2023).

Por outro lado, ao revelarem a exclusão digital de inúmeras pessoas sem acesso às tecnologias, escancararam o abismo social que caracteriza a sociedade brasileira, decorrente da desigual distribuição de renda entre as classes que a compõem.

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Título: Inclusão digital como desafio social
Fonte: Prosa (2024).

Para refletir:  impactos da pandemia na educação

Você possivelmente experimentou mudanças na sua relação com as tecnologias digitais durante a pandemia de covid-19, as quais também, muito provavelmente, impactaram sua relação com o trabalho em sua instituição.

Para saber mais a respeito dos impactos da pandemia na exclusão escolar no Brasil, consulte o texto Cenário da exclusão escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação, organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, publicado em 2021.

Especificamente a respeito do trabalho docente durante o período pandêmico, sugerimos a seguinte leitura: Trabalho docente em tempos de pandemia: Relatório Técnico

Procure registrar em seu Memorial quais foram os maiores desafios vividos durante o esforço para a manutenção do ensino profissional e tecnológico durante a pandemia.

  • Como foi a incorporação da tecnologia para a continuidade das aulas?
  • Até que ponto foi possível manter a qualidade do ensino e quais foram as principais dificuldades?
  • Quais lições foram aprendidas com base nessa experiência de ensino remoto que podem servir para a melhor compreensão dos desafios e oportunidades trazidos pela cultura digital?

Assim, ao afirmarmos que a EPT é para todos, estamos nos posicionando em favor 

“do acesso universal à tecnologia e a uma internet de qualidade, bem como [defendendo] a necessidade de expandir contextos inclusivos e colaborativos no ambiente educacional”

(Malheiro et al., 2023, p. 13, grifos nossos).

Em síntese, ao propormos reflexões sobre EPT para todos na e para a cultura digital, ressaltamos a importância da inclusão digital e da acessibilidade para uma formação crítica, ética, humana e potencialmente transformadora da realidade.