Ambientes Virtuais de Aprendizagem:
ferramentas e estratégias de avaliação
INTRODUÇÃO
Caro estudante,
Seja bem-vindo à Unidade Temática (UT) Ambientes virtuais de aprendizagem: ferramentas e estratégias de avaliação.
Ao longo desta UT, abordaremos a avaliação da aprendizagem no contexto da Educação a Distância (EaD) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e discutiremos sobre como os processos avaliativos podem ocorrer através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), abordando seus tipos, possibilidades e desafios.
Assim, veremos como a avaliação da aprendizagem deve ser entendida não como uma mera mensuração de resultados, mas como um processo contínuo e dialético. O objetivo é compreender o percurso formativo do aluno considerando o contexto social e histórico em que ele se situa, incentivando a reflexão do estudante sobre seu próprio processo de aprendizagem e contribuindo para uma formação crítica e emancipatória e que afirma a educação como um direito social e um bem público. Dessa forma, a avaliação na EPT, tanto no ensino presencial como na EaD, deve ser um processo abrangente que considera múltiplos aspectos da formação dos estudantes.
Exploraremos como os AVAs, com destaque para o Moodle, podem ser utilizados na realização das avaliações. Serão apresentadas as principais ferramentas, características e funcionalidades do Moodle, demonstrando como a plataforma pode contribuir para melhorar a participação e o desempenho dos alunos. Para tanto, serão sempre consideradas a complexidade da EaD e a prerrogativa da participação horizontal de estudantes, professores e tutores em todos os processos avaliativos e de ensino-aprendizagem.
Desejamos as boas-vindas à UT Ambientes virtuais de aprendizagem: ferramentas e estratégias de avaliação.
Bons estudos!