Capítulo 1
Avaliação da aprendizagem: especificidades da EaD na EPT

Neste primeiro capítulo da Unidade Temática (UT), abordaremos a avaliação para a aprendizagem nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Educação a Distância (EaD). Para tanto, buscaremos entender os diversos fatores que atravessam os processos avaliativos, traçando conceitos e diretrizes que devem embasar a prática docente e discutindo fenômenos que atravessam o contexto e demandam um olhar especial, como a evasão escolar.
Primeiramente, serão apresentadas as especificidades do processo avaliativo na EPT, dando ênfase para questões que perpassam a EaD e entendendo a avaliação da aprendizagem como um processo que envolve diferentes atores e contextos sociais. O objetivo desta primeira parte será o de alinhar as práticas avaliativas aos princípios da Política Nacional de Formação de Profissionais na Educação Profissional e Tecnológica (PNFPEPT).
Na sequência, a avaliação será abordada como um processo que envolve diagnóstico, acompanhamento, verificação, intervenção e melhoria. Serão descritas cada uma dessas etapas e serão apresentados casos práticos que exemplificam situações reais. Por fim, será feita uma discussão sobre as semelhanças entre os processos avaliativos nos contextos presencial e à distância, enfatizando os desafios que atravessam a EaD na EPT.