Capítulo 3

Práxis transformadora na EPT (avançar na caminhada)

Logotipo

 

Caro estudante,

Seja bem-vindo novamente à Unidade Temática Trabalho e Educação II. 

Concluiremos seu percurso com o Capítulo III, que trata do seguinte tema: Práxis transformadora na EPT (avançar na caminhada).

Avançar na caminhada compreende incluir – no repertório do trajeto feito até aqui – a possibilidade de reconhecer a formação de trabalhadores no conjunto de práticas contra-hegemônicas implicadas na relação teoria-prática e vinculadas ao mundo do trabalho e das instituições de educação. 

Com base na filosofia da práxis, no trabalho como princípio educativo, na pedagogia histórico-crítica e na politecnia, a formação para a docência, a gestão e a educação a distância na EPT exige enfrentamento às adversidades impostas pela realidade hegemônica. Com tais sustentações, almeja-se alcançar uma formação docente capaz de proporcionar ao trabalhador o verdadeiro sentido da educação emancipadora.