Gestão Educacional Democrática para uma construção emancipatória
Do âmbito macro (políticas públicas) ao âmbito micro (a gestão da escola), todas as ações e propostas perpassam o conceito de democracia e sua relação com a gestão na Educação Profissional e Tecnológica, evidenciando a importância das instâncias representativas e colegiadas para a construção e consolidação de um Projeto Político-Pedagógico que se deseja emancipatório.
Título: Os âmbitos macro e micro na Gestão da EPT
Fonte: Prosa (2024d).
Para tanto, cabe entender o conceito de democracia em suas dimensões histórica, política, econômica, educacional e cultural e de que forma a escola pode contribuir na reprodução da divisão social de classes ou na transformação social, compreendendo o seu papel fundamental na construção da cidadania. Nesse sentido, a gestão democrática, em suas instâncias colegiadas e representativas, pode possibilitar essa construção emancipatória.
Assim, o entendimento sobre a importância do planejamento participativo enquanto espaço de base para a gestão democrática no âmbito da EPT possibilita a efetivação de uma avaliação institucional na perspectiva efetivamente educacional e emancipatória.
Mais do que nunca, faz-se necessária a construção de uma cultura da autoavaliação como promotora da autonomia institucional que busque a construção e a consolidação de um projeto institucional democrático e emancipatório na e para a EPT.
Podemos compreender que a autoavaliação:
- é um processo paralelo de autoconhecimento;
- enquanto instrumento e ferramenta, pode modificar nossa forma de pensar e agir;
- ao ser acompanhada de um plano de ação, pode significar uma transformação da atuação profissional;
- impacta na construção dos projetos institucionais, posto que sujeitos conscientes constroem projetos institucionais mais sólidos.