A Gestão Educacional do macro ao micro
Analisar as políticas educacionais no âmbito macro auxilia na compreensão da estrutura organizacional de uma instituição escolar de EPT, pois elas se consolidam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Projeto-Político Pedagógico (PPP) e nos planos de gestão enquanto instrumentos de gestão democrática, ou não, da escola.
Vale lembrar que o PDI é um plano de ação desenvolvido pela gestão das instituições que aponta os objetivos a serem alcançados. Já o PPP é um documento elaborado por todas as escolas, a partir do contexto real de cada escola, orientando as ações pedagógicas e educativas que se pretendem.
Os planos de gestão são executados a partir desses documentos a fim de efetivar uma gestão democrática, que busca superar a tradição autoritária, efetivando a participação social da comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) enquanto sujeitos ativos em todo o processo da gestão.
Para tanto, faz-se necessária a construção de uma clareza a respeito dos fundamentos e princípios da gestão educacional, posto que as relações interpessoais dos envolvidos no processo educativo exigem ações éticas permanentes no exercício profissional dos gestores, professores e demais profissionais da educação.
Na estrutura organizacional de uma instituição escolar de EPT, temos:
- Gestão pedagógica
- Gestão financeira
- Gestão administrativa
- Gestão de pessoas
- Coordenadores pedagógicos e suas diferentes atribuições.
Atualmente, a gestão educacional, enquanto ação coletiva, é uma dimensão central dentro do processo de construção de uma escola pública democrática, exigindo, portanto, o reconhecimento da escola e de seu entorno como um todo, com atenção para as questões que influenciam no processo pedagógico. Assim, cabe lembrar a necessidade da compreensão, por parte dos gestores, a respeito da construção social dos estudantes, seu histórico e contexto de vida, e a formação dos profissionais atuantes na escola, isto é, docentes, técnicos, terceirizados etc. Isso requer ações descentralizadas e compartilhadas entre os diferentes setores da escola, como:
- Conselho de escola
- Direção
- Setor técnico-administrativo
- Setor pedagógico
- Instituições auxiliares
- Corpo docente
- Corpo discente
- Demais setores que cada escola pode ter.
Assim, a gestão pedagógica diz respeito diretamente aos processos pedagógicos necessários à efetivação do projeto da escola, portanto está intimamente vinculada ao desenvolvimento do trabalho pelos profissionais atuantes. Já a gestão financeira, administrativa e de pessoas requer a compreensão dos fluxos e dos processos administrativos aos quais a escola está interligada. Ou seja, cabe a compreensão da necessidade de um trabalho coletivo no qual cada setor tenha clareza da importância do papel que desempenha na construção e na efetivação do processo educativo.