Docência em Educação Profissional e Tecnológica

Nesse módulo de finalização do curso, você estudou e refletiu acerca das seguintes temáticas:

As Unidades Temáticas do módulo III de docência

Título: As Unidades Temáticas do módulo III de docência
Fonte: Prosa (2025c).

Em síntese, você estará terminando o curso com as discussões fundamentais sobre os encaminhamentos pedagógicos da EPT.

Por isso, é importante que o seu Relatório de Formação discuta alguns fatores principais. Em primeiro lugar, em relação à evasão e ao abandono discente na EPT brasileira, principalmente pensando no âmbito pedagógico e em como os professores dessa modalidade educacional podem contribuir para enfrentar esses problemas. Em segundo, as perspectivas sobre as estratégias de êxito para a emancipação dos alunos, a fim de enfrentar os fatores que levam ao fracasso escolar. 

Para refletir: acolher as diferenças, permanência e êxito

Título: Acolher as diferenças e as juventudes
Fonte:
Ep 10 [...] (2021).

Revisitando as discussões e aspectos trabalhados na UT Práticas educativas para a permanência e êxito discente na EPT: teorias didáticas, convidamos você a assistir o episódio "Acolher as diferenças", da websérie Nunca me Sonharam (2021). A partir desse episódio você poderá refletir mais sobre o papel do acolhimento da diferença no espaço escolar para redução das desigualdades e permanência dos estudantes.

Lembrando sempre que a permanência deve ser objeto de estudo e objetivo pedagógico, assim como o enfrentamento à inadequação de currículos e a métodos desfavoráveis para as práticas educativas na EPT. Para tanto, é preciso compreender os fatores de adoecimento e o sofrimento estudantil, buscando processos pedagógicos potencializadores à permanência e ao êxito dos discentes e entendendo o acolhimento e a integração como fatores fundamentais. 

O acolhimento e a integração como potencializadores da permanência e êxito escolares

Título: O acolhimento e a integração como potencializadores da permanência e êxito escolares
Fonte: Prosa (2025d).