Ensino, Pesquisa e Extensão na EPT

Além disso, é necessário discutir conceitos e formas de operacionalizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Devemos considerar os motivos pelos quais esse tripé deve ser implementado no trabalho pedagógico, incluindo a visão da pesquisa e da extensão como uma estratégia para a formação contínua do docente da EPT e para a ampliação do significado social dessa modalidade educacional. 

A pesquisa e a extensão são importantes no trabalho pedagógico da EPT para enriquecer o ensino e a aprendizagem, integrar diferentes saberes e experiências, promover inovações pedagógicas, científicas e de gestão e ampliar a inserção social da EPT. Então, cabe a ampliação do entendimento da pesquisa como princípio pedagógico e a extensão como estratégia de superação da cisão entre teoria e prática, abrangendo a integração entre educação, trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Com essa perspectiva, será possível prever projetos político-pedagógicos, planos de ensino e propostas de avaliação da EPT que busquem o desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos no processo. Essa é a participação que se espera de um docente da EPT, capaz de realizar uma análise autocrítica, ética e criativa acerca de sua atuação cotidiana.

Ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico da EPT

Título: Ensino, pesquisa e extensão no trabalho pedagógico da EPT
Fonte: Prosa (2025e).

Também cabe uma avaliação institucional e escolar da EPT, levando em conta a importância da participação dos docentes da modalidade, trazendo suas experiências inspiradoras para a formulação, avaliação e reformulação de projetos político-pedagógicos e de planos de ensino, com intuito de que esses documentos referenciem a concepção de educação adotada nas instituições.

Todos os elementos aqui citados devem ser levados em consideração na produção de seu Relatório de Formação, incluindo outros fatores relevantes à sua questão norteadora e sempre visando contribuir para a superação dos problemas concretos e socialmente relevantes na realidade da EPT.

Sugestão de materiais para aprofundamento:

Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na EPT:

i) A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais, de Abreu, Cavalcante e Henrique (2022);

ii) Capítulos 1 e 2 da dissertação desenvolvida no PROFEPT, Princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (PIEPE) no IFG, de Dias (2020). 

A pesquisa como princípio pedagógico na EPT

i) A pesquisa como princípio pedagógico na educação profissional e tecnológica, de Silva e Fiori (2022); 

ii) A aula A pesquisa como princípio educativo realizada no IFSC (2022), professor Dr. Marcos Araújo (UFPA).