Capítulo 4

A indissociabilidade entre pesquisa e extensão: o que consta nas políticas educacionais e quais são as suas implicações no trabalho pedagógico na EPT?

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O conhecimento não se estende do que se julga sabedor até aqueles que se julga não saberem; o conhecimento se constitui nas relações homem-mundo, relações de transformação, e se aperfeiçoa na problematização crítica destas relações

Freire
Pedagogia da Autonomia

Nos capítulos anteriores, estudamos a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como integrante do trabalho pedagógico na EPT. Conforme mencionado nas demais seções, neste momento, objetiva-se articular esta indissociabilidade com as Diretrizes Gerais da Política de Formação de Profissionais da EPT. Para tal, faz-se relevante retomar os princípios estabelecidos neste documento normativo, quais sejam: formação humana integral, trabalho como princípio educativo, prática social como produtora de conhecimentos, indissociabilidade das dimensões do processo educativo e estudantes como produtores de conhecimento. Todos esses fundamentos indicam abordar pesquisa, extensão e trabalho pedagógico de modo integrado. 

Também vimos que o trabalho pedagógico configura-se em uma síntese da pesquisa e da extensão, assim como apresenta demandas para essas dimensões. De todo modo, os três estão articulados de tal forma que o primeiro não pode acontecer sem as demais.

Dando continuidade aos nossos estudos, este último capítulo de nossa UT tem como objetivo aprofundar o conceito de indissociabilidade e apresentar como o trabalho pedagógico acontece efetivamente. Para isso, buscou-se apoio nas políticas educacionais, a saber, a Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, a Constituição Federal, de 1988, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, além da  Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a qual regulamenta a EPT e apresenta determinações relativas à necessária indissociabilidade do tripé pesquisa, extensão e trabalho pedagógico.

Na sequência, aborda-se o conceito de inovação relacionado ao atual estágio da sociedade, avaliando quais vivências baseadas neste tripé podem ser consideradas inovadoras e o porquê. Também apresentamos experiências de gestão e de aplicação tecnológica, bem como suas evidências de inovação.