Indissociabilidade: conceito e interlocução com pesquisa, ensino, extensão e inovação

Entende-se que a educação, por ser um processo complexo, visa à garantia de experiências que transformam os sujeitos, na medida em que os inclui na vida social e apresenta-lhes alternativas e possibilidades de trabalho. A educação é, então, um processo indissociável da vida.

Como abordado nos capítulos anteriores, a educação prevista para o nível superior é organizada de tal modo que três elementos em intersecção devem compô-la: o ensino, a pesquisa e a extensão. Neste texto, propomos que, por 'ensino', entendamos trabalho pedagógico. Desse modo, destacamos a indissociabilidade entre trabalho pedagógico, pesquisa e extensão. Antes de avançarmos, é importante compreender o conceito de indissociabilidade.

Para Oswaldo Rays (2003), a indissociabilidade é constituída por um processo social que visa à unidade entre teoria e prática. Social, pois existe a partir da relação entre pessoas e conhecimento e implica em um

[...] ato processual que traz em si a marca da omnilateralidade em devir, ela não terá outra função se não a de promover o processamento da interatividade crítica que rompe, por sua vez, com a cultura dissociativa entre o ensino, a pesquisa e a extensão (p. 1). 

A indissociabilidade – como elemento que aproxima e compõe o trabalho pedagógico, a pesquisa e a extensão – pauta-se nos conceitos de formação humana integral e de articulação entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia. No âmbito da EPT, ela permite uma produção de saberes centrada no social, buscando transformá-lo de modo consciente, responsável e sábio, superando a dicotomia entre teoria e prática e integrando o conhecimento.

card do curso

Título: Citação Saviani
Fonte: Saviani (2010, p. 219). 
Elaboração: Prosa (2025a).

A indissociabilidade é um princípio que organiza a produção do conhecimento – portanto, do trabalho pedagógico –, ao estabelecer a articulação e a interdependência entre trabalho pedagógico, pesquisa e extensão. Dito de outro modo, a indissociabilidade permite alternativas ao trabalho pedagógico, orientando a produção e a divulgação dos saberes, com o objetivo de sobrepujar divisões entre o pensamento e o objeto de conhecimento, entre a teoria e a prática. 

Portanto, entende-se indissociabilidade como um princípio epistemológico aliado à perspectiva política, ao compromisso com o público e à inserção no social. Esse entendimento articula-se com a recomendação de Paulo Freire de que

[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção


(Freire, 2006, p. 21).

Assim, essa proposta possibilita produzir e socializar conhecimentos de modo integrado. Há alguns fatores que contribuem para a indissociabilidade da tríade, como bem indica Sueli Mazzilli (2011, p. 218):

A existência de projetos institucionais que anunciem as diretrizes e os compromissos que os orientam e as ações previstas para sua realização; projetos coletivos de trabalho, associando ações acadêmicas e administrativas; práticas de avaliação institucional abrangendo todo o trabalho realizado pela universidade, como instrumento de autoconhecimento institucional; modelos de gestão que possibilitem a participação de todos os segmentos no processo de decisão e de avaliação do trabalho acadêmico; corpo docente com sólida formação científica e pedagógica, organicamente vinculada ao projeto da universidade; e, principalmente, condições materiais para a realização do projeto pretendido.

Do ponto de vista das políticas públicas, encontram-se referências ao princípio da indissociabilidade nos seguintes documentos: Lei nº 5.540/1968 (Brasil, 1968), Constituição Federal (Brasil, 1998), LDBEN nº 9.394/1996 (Brasil, 1996) e Lei nº 11.892/2008 (Brasil, 2008).

Para refletir: políticas públicas e indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão

Com base na leitura dos documentos indicados acima, crie uma tabela com as referências que abordam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Compare os dados produzidos e elabore um pequeno texto sobre a importância desse princípio na EPT.

A partir dessa análise, tente identificar quais são os principais desafios na implementação das políticas educacionais que regulamentam esse tripé no cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica.

Lembre-se de registrar suas reflexões em seu Memorial e/ou de seguir as orientações dos seus tutores e professores durante essa atividade.

Reitera-se que a pesquisa e a extensão na EPT estão sob a perspectiva adotada pelo trabalho pedagógico. Em outros termos: ao planejar, idealizar e estabelecer os rumos do trabalho pedagógico, estabelecem-se também os princípios e as atividades da extensão e da pesquisa. Isso significa afirmar que é através do trabalho pedagógico que se delineiam as características assumidas pelos sujeitos, visando à produção do conhecimento. 

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Título: Indissociabilidade entre pesquisa, extensão e trabalho pedagógico
Fonte: Prosa (2025b).

Para o aprofundamento de seus estudos, indicamos a leitura do texto "Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?", de Liliana Soares Ferreira, publicado na revista Educação e Realidade, em 2018.