Gestão para a Inclusão
e Diversidades
INTRODUÇÃO
Título: Apresentação da Profa. Dra. Graziela Ninck Dias Menezes
Elaboração: Prosa (2025).
Caro estudante,
Iniciaremos uma nova Unidade Temática (UT) em seu curso de Gestão da EPT. Esta unidade, denominada “Gestão para a Inclusão e Diversidades”, trará uma discussão sobre a gestão em diversos contextos.
Atualmente, nossas instituições educacionais estão atravessadas pelo debate da diversidade, trazendo desafios aos currículos, aos projetos formativos e às decisões administrativas e financeiras que as gestões escolares precisam tomar. Desse modo, trabalharemos com algumas reflexões acerca do trabalho da gestão neste contexto.
Neste primeiro capítulo, trazemos um debate sobre o direito à diferença e como esta é tomada como marcador de geração de desigualdades, sobretudo quando diversos marcadores atingem uma mesma pessoa – ao que definimos “interseccionalidade”. Sendo assim, refletiremos sobre as formas como as políticas da diferença podem ser concebidas e quando podem ser uma vantagem pedagógica.
Desejamos as boas-vindas à UT Gestão para a Inclusão e Diversidades.
Bons estudos!
A música é uma ferramenta que pode ser utilizada como um instrumento pedagógico. Por meio dela, podemos narrar fatos e contar histórias, sendo uma possibilidade de romper com as fronteiras do imaginário. É assim que os artistas WD e Negra Li conduzem a narrativa sobre a resistência de uma pessoa negra durante a sua vida em um país marcado pelo racismo. Para iniciar uma profunda reflexão sobre Gestão para a Inclusão e Diversidades, indicamos que você ouça a música “Eu sou”, na qual temas sobre raça, resistência e negritude ganham musicalidade.