Referências

Logotipo

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Documento Base. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 28 nov. 2024.

EUROPA Pont. Habermans11. Wikimedia Commons, [s.l.], 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Habermans11_(14113765000).jpg. Acesso em: 25 fev. 2025.

Faculdade de Educação (FEUSP) concede título de Professor Emérito a Vitor Henrique Paro. Fotografia de Marcos Santos, 10 de maio de 2023. Disponível em: https://imagens.usp.br/editorias/pessoas-categorias/faculdade-de-educacao-feusp-concede-titulo-de-professor-emerito-a-vitor-henrique-paro/attachment/reg-123-23-faculdade-de-educacao-feusp-concede-titulo-de-8/. Acesso em: 28 fev. 2025.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v. 2.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s. l.], v. 1, n. 23, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167. Acesso em: 8 jan. 2024.

MARKOFF, John. Democracia: transformações passadas, desafios presentes e perspectivas futuras. Sociologias, ano 15, n.º 32, p. 18-50, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/tW43qxPJdJhqQzWX37FySWp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 jan. 2024. 

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/z3kMwmdfKMTGM6pb6ZKzXjt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024. 

PROSA. A evolução no processo produtivo. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024d. 1 ilustração, color. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_Evolu%C3%A7%C3%A3o_no_Processo_Produtivo.png. Acesso em: 6 jan. 2025.

PROSA. Georg Hegel.  Wikimedia Commons, [s. l.], 2024c. 1 montagem. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Georg_Hegel.png. Acesso em: 6 jan. 2025.

PROSA. Jürgen Habermas. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024e. 1 montagem, color. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:J%C3%BCrgen_Habermas.png. Acesso em: 6 jan. 2025.

PROSA. Taylorismo, Fordismo e Toyotismo. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024b. 1 infográfico. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Taylorismo,_Fordismo_e_Toyotismo.png. Acesso em: 6 jan. 2025.

PROSA. Tela em Construção: Potencializando um Novo Contexto. Wikimedia Commons, [s. l.], 2024f. 1 ilustração, color. CC-BY-4.0. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tela_em_Constru%C3%A7%C3%A3o_-_Potencializando_um_Novo_Contexto.png. Acesso em: 6 jan. 2025.

PROSA. Vitor Henrique Paro. [Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina], 2024a. 1 montagem.

RAMOS, Marise. O Projeto Unitário de Ensino Médio sob os Princípios do Trabalho, da Ciência e da Cultura. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. (Org.). Ensino Médio: Ciência, Cultura e Trabalho. Brasília: MEC, SEMTEC, 2004.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SCHLESINGER, Jakob. Georg Hegel. Wikimedia Commons, [s.l.], 2022. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jakob_Schlesinger_-_Hegel_1831.jpg. Acesso em: 10 dez. 2024.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). 2023a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53298198815/in/album-72177720312317891. Acesso em: 25 nov. 2024.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53297730631/in/album-72177720312317891.Acesso em: 6 mar. 2025.

SCHÜLER, Gaia. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Flickr, [s.l.], 2023c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/mineducacao/53396673897/in/album-72177720312317891/.
Acesso em: 6 mar. 2025.

SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Gestão social: uma perspectiva conceitual. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 5, p. 7-23, 1998. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7754. Acesso em: 16 jan. 2024.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. A trajetória do Programa de estudos em gestão social (Pegs). Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.40, n.6, p. 1145-62, nov./dez., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/tTy8F6rnJWG75RfwzZrGLDp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jan. 2024.