capítulo 3
Saberes necessários à Docência na EPT

No processo de formação de professores da EPT, é necessária uma articulação entre diferentes saberes: pedagógicos, tecnológicos, interdisciplinares, de gestão e organização do trabalho pedagógico, da experiência, do conhecimento, relacionados à pesquisa e inovação, entre outros. Tais saberes têm a finalidade de sustentar um trabalho pedagógico voltado à formação do estudante para o mundo do trabalho, sem perder de vista sua formação humana integral, cidadã e crítica.
Os desafios dessa formação envolvem a condição de integrar teoria e prática, assim como assegurar que o professor esteja em permanente processo de atualização, tanto em relação às demandas tecnológicas quanto às necessidades sociais e culturais dos estudantes. Então, os professores da EPT precisam não apenas dominar os conteúdos técnicos, mas também desenvolver uma prática pedagógica inclusiva, reflexiva e crítica, que contribua para a formação integral dos estudantes e para a transformação social.
Diante dessas considerações, desejamos que este material de estudo contribua para sua formação profissional, não apenas como referência teórica, mas como motivação em busca de conhecimentos. Ele está organizado de forma a possibilitar uma visão mais abrangente dos conceitos sobre os saberes implicados na Docência na EPT.
À medida que for estudando, fique atento na forma como os apontamentos são apresentados. Sua composição encontra-se contextualizada e atualizada, baseada em situações provenientes da EPT. Esperamos que se sinta cada vez mais entusiasmado em estudá-los.
Bons estudos!