ALMEIDA, R. C. G. O. Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva: implementação de atividades pedagógicas para aluna com paralisia cerebral em classe comum. 2018. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10449/ALMEIDA_Rita_2018.pdf?sequence=4. Acesso em: 2 abr. 2021.
ANDRADE, Gabriela; RÖHE, Anderson. A inteligência artificial e os direitos fundamentais. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 28, p. 45-55, 2023. DOI: dx.doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28.p45-55. Acesso em 05 set. 2024.
BONILLA, Maria Helena Silveira; OLIVEIRA, Paulo Cezar Souza de. Inclusão digital: ambiguidades em curso. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Lucca (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: UFBA, 2011. v. 2. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4859. Acesso em: 19 maio 2024.
CABEDA, Marcelo. Inclusão Digital e Educação On-line em Prol da Cidadania: pontos para reflexão. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S. l.], v. 3, 2004. DOI: 10.17143/rbaad.v3i0.161. Disponível em: https://abed.emnuvens.com.br/RBAAD/article/view/161. Acesso em: 19 maio. 2024.
COSTA JUNIOR, João Fernando; LOPES, Luis Carlos Loss; SANTOS, Márcia Maria de Oliveira; REINOSO, Luiz Fernando; FREIRE, Kátia Maria de Aguiar; REIS NETO, Raimundo Alves dos; MORAES, Leonardo Silva; RIBEIRO, Rosimary da Mata. A inteligência artificial como ferramenta de apoio à inclusão. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 04, p. 01-23, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv16n2-ed.esp.161. Acesso em: 05 set. 2024.
FERNANDES, Jarina Rodrigues; BRAGA, Fabiana Marini. Inclusão digital. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educase Review, mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 19 maio 2024.
MALHEIRO, Cícera A. Lima; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Acessibilidade na educação a distância. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
MALHEIRO, Cícera; CHAQUIME, Luciane; MILL, Daniel; OLIVEIRA, Camila; PARESCHI, Claudinei. Reflexões, estratégias e proposições sobre educação na cultura digital: apresentando o tema. In: MILL, Daniel; OLIVEIRA, Camila; MALHEIRO, Cícera; CHAQUIME, Luciane; PARESCHI, Claudinei; SANTIAGO, Glauber (Orgs.). Múltiplos olhares sobre a educação na cultura digital: reflexões, estratégias e proposições. São Paulo: Artesanato Digital, 2023.
MENDOZA, Babette de Almeida Prado. Desenho universal da aprendizagem. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
OLIVEIRA, Camila Dias; MILL, Daniel. Tecnologia assistiva. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO ENTRE REINO UNIDO E BRASIL EM ACESSO DIGITAL. Guia de Boas Práticas para Acessibilidade Digital. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/acessibilidade-digital/guiaboaspraaticasparaacessibilidadedigital.pdf.
PROSA. A tecnologia como instrumento de inclusão social. 2021d, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_tecnologia_como_instrumento_de_inclus%C3%A3o_social.png. Acesso em: 13 ago. 2024.
PROSA. Globalização como fábula x globalização como perversidade. 2021f, gif. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Globaliza%C3%A7%C3%A3o_como_f%C3%A1bula_x_globaliza%C3%A7%C3%A3o_como_perversidade.gif. Acesso em: 13 ago. 2024.
PROSA. Tecnologias assistivas no espaço escolar. 2021e, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tecnologias_assistivas_no_espa%C3%A7o_escolar.png. Acesso em: 13 ago. 2024.
PROSA. A utilização da plataforma de acessibilidade em ambientes virtuais VLibras. 2023j, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_utiliza%C3%A7%C3%A3o_da_plataforma_de_acessibilidade_em_ambientes_virtuais_VLibras.png. Acesso em: 13 ago. 2024.
PROSA. Acessibilidade para democratização da inclusão digital - remixagem. [infográfico]. Wikimedia Commons, 2024ab. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Acessibilidade_para_democratiza%C3%A7%C3%A3o_da_inclus%C3%A3o_digital_-_remixagem.png. Acesso em: 01 set. 2024.
PROSA. A tecnologia como instrumento de inclusão social. 2024aa, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_tecnologia_como_instrumento_de_inclus%C3%A3o_social_-_2024.png. Acesso em: 31 ago. 2024.
PROSA. Diferença entre Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto. [infográfico]. Wikimedia Commons, 2024y. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diferen%C3%A7a_entre_Educa%C3%A7%C3%A3o_a_Dist%C3%A2ncia_(EaD)_e_Ensino_Remoto.png. Acesso em: 01 set. 2024.
PROSA. Diferentes ângulos de um mesmo ciberespaço. 2024ac, gif. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gif_para_Unidade_Tem%C3%A1tica_Cultura_Digital.gif. Acesso em: 01 set. 2024.
PROSA. Efeitos do cyberespaço na vida política. [infográfico]. Wikimedia Commons, 2024ad. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Efeitos_do_cyberespa%C3%A7o_na_vida_pol%C3%ADtica.png. Acesso em: 01 set. 2024.
PROSA. Inclusão digital como desafio social. 2024z, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Inclus%C3%A3o_digital_como_desafio_social.png. Acesso em: 31 ago. 2024.
PROSA. Quando a ameaça ainda parecia distante. 2024x, il. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Quando_a_amea%C3%A7a_ainda_parecia_distante.png. Acesso em: 31 ago. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP. Acesso em: 14 abr. 2024.
SORJ, Bernardo. Democracia e sociedade da informação. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
VELOSO, Braian; MILL, Daniel. Educação a distância e ensino remoto: oposição pelo vértice. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. e24011, 2024. DOI: 10.21814/rpe.29231. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/29231. Acesso em: 19 mai. 2024.