capítulo 2

Caminho em construção: o ensino integrado e a efetivação do trabalho como princípio educativo na EPT

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Caro estudante,

Seja bem-vindo à continuidade da Unidade Temática Trabalho e Educação II.

O Capítulo 2 tratará do seguinte questionamento: o ensino integrado e a efetivação do trabalho como princípio educativo na EPT: onde estamos? (caminho em construção).

A possibilidade de oferecer uma Educação Profissional e Tecnológica avessa à dualidade estrutural da educação brasileira surgiu com a Lei Federal nº 11.892 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e regulamentou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). 

Isso representou uma exortação ao desafio da superação das barreiras existentes entre o ensino técnico-profissional e o propedêutico por meio da integração curricular, bem como da articulação entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia e de projetos político-pedagógicos orientados pela perspectiva da emancipação humana. Em outras palavras, trata-se de uma Educação Profissional e Tecnológica focada na formação omnilateral e comprometida com a conexão entre pesquisa, ensino e extensão. 

Em vista disso, surgiram, nos últimos tempos, novos regulamentos educacionais de cunho neoliberal que têm levado à desarticulação da proposta de ensino integrado, à formação precarizada pela redução de disciplinas fundamentais para a formação humana e à redução da EPT a um rudimentar itinerário formativo, aligeirado e fragmentado, com o intuito de atender às demandas do mercado de trabalho. 

Desta forma, ao indagarmos “onde estamos?”, é necessário admitir – considerando a realidade concreta das conquistas na oferta do ensino integrado e reconhecendo existência de avanços na compreensão da importância do princípio educativo do trabalho – que ainda precisamos avançar na materialização da proposta deste ensino integrado, dando continuidade aos movimentos de resistência, pois o que temos é um caminho em construção.