Para onde vamos? 

Por fim, para onde nos levam o trabalho como princípio educativo, a escola unitária, a formação politécnica e omnilateral? 

O que foi apresentado até aqui nos permite pensar que a concepção da EPT dotada de perspectivas teóricas e práticas contra-hegemônicas passa, fundamentalmente, pela realização do princípio educativo do trabalho, dos fundamentos da escola unitária, da formação omnilateral e da politecnia.

Esses conceitos expressos na concepção de ser humano e do processo de emancipação humana, desenvolvidos densamente por Marx, Engels, Gramsci e outros formuladores da Pedagogia do Trabalho, encontram maior viabilidade de concretização na modalidade do Ensino Médio Integrado. 

O Brasil passou por uma transformação em relação à EPT ao ser promulgada a Lei nº 11.892 em 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), ao mesmo tempo em que oficializou e regulamentou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

A expansão da rede federal carrega, em tese, a intenção de restabelecer a integração da formação profissional à educação básica embasada nos referenciais acima discutidos e de contribuir com a construção social de um projeto de desenvolvimento científico e tecnológico para o país, que se apresente como estratégico para alcançar sua soberania. Logo, faz-se necessário “[...] derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana” (Pacheco; Caldas; Sobrinho, 2010, p. 15), lembrando que nesse projeto educacional,


Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível, com menos ênfase na formação para ofícios e mais na compreensão do mundo do trabalho e uma participação qualitativamente superior nele.

(Pacheco; Caldas; Sobrinho, 2010, p. 15)

O avanço gradativo de cursos com currículos centrados no trabalho e nas práticas pedagógicas com perspectiva integral, de formação profissional com abordagem orgânica, de unidade entre teoria e prática e, em especial, de desenvolvimento de um pensamento crítico com vistas à transformação social, tem sido alvo de disputas que culminaram na promulgação da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, de cunho neoliberal.

Vinculada a essa lei, encontra-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, em ambas, observa-se a ampliação da influência de instituições privadas sobre a educação pública, reiterando a orientação didático-pedagógica neoliberal com base no desenvolvimento de habilidades e competências e na noção de empregabilidade. 

Para refletir: a articulação conceitual

Ao longo do primeiro capítulo desta unidade temática, você leu sobre os seguintes conceitos:

  • Trabalho como princípio educativo;
  • Escola unitária;
  • Formação omnilateral;
  • Politecnia.

Registre no seu Memorial o seu entendimento sobre cada um desses conceitos e procure estabelecer as relações entre eles. Dependendo das orientações do tutor do curso, você pode construir e anexar ao Memorial um mapa conceitual que expresse essas relações, considerando a centralidade do trabalho como princípio educativo na EPT.

Sugerimos que, como apoio para a elaboração da atividade, você assista ao vídeo animação O trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado no IF do Norte de Minas, publicado em 2021, como forma de apresentar o conceito aos estudantes daquele Instituto Federal.

Título: Videoanimação - O trabalho como princípio educativo no Ensino Médio do IFNMG
Fonte: IFNMG (2024).

Ainda nessa perspectiva, retomemos um parágrafo destacado algumas páginas atrás:

[...] a educação deve promover o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo dos estudantes a partir de conceitos e práticas concretas, que vão além da sua apresentação e que, por meio da sua atividade, os estudantes possam não somente compreender, cientificamente e politicamente, a realidade por eles vivida, mas também nela intervir para transformá-la.

Com base em seu registro acerca dos conceitos discutidos no capítulo, como você explicaria – no contexto da EPT – esse conjunto de afirmações sobre a educação? O que elas pressupõem? O que implicam?

Anote a reflexão em seu Memorial. Lembre-se: os registros no Memorial ajudarão você a compor seu Plano de Formação e o Relatório de Formação (TCC).