Relação entre teoria e prática

Vale lembrar que cada realidade é única, e, mesmo estando sob a égide de uma mesma proposta educacional para a EPT, as experiências se diferem. Assim, o registro cotidiano dos avanços e dos desafios se faz valioso no desenvolvimento e na construção de propostas diferenciadas que buscam atingir o objetivo maior da formação profissional, que é, para além da formação técnica sólida, uma formação humana que entenda as contradições presentes nessa sociedade e busque uma transformação efetiva.

Dessa forma, faz-se necessário ter um olhar cuidadoso acerca da realidade do entorno do ambiente de atuação, a fim de identificar as diferentes configurações do trabalho de gestão na EPT. O Memorial de Formação registra o significado que o estudante atribui às suas narrativas profissionais enquanto participante da gestão escolar e educacional, sempre em relação com o referencial teórico.

Para tanto, as discussões nas aulas, a leitura e o estudo aprofundado são ferramentas essenciais nesse processo. É preciso retomar a leitura e o estudo a fim de se conseguir realizar uma reflexão teórica consistente, posto que não há possibilidade de interpretar, discutir e refletir sobre algo de que não se tenha conhecimento. Nesse sentido, a construção do Memorial oferece a possibilidade do resgate de leituras sobre as problemáticas que inquietam gestores da EPT.

A relação entre a prática vivenciada e a teoria estudada

Título: A relação entre a prática vivenciada e a teoria estudada
Fonte:
Andrea Piacquadio (2020); Pixabay (2016); Schüler (2023a); Schüler (2023b); Schüler (2023c).
Elaboração:
Prosa (2024g).

Dessa forma, conhecer novas e diferentes narrativas da experiência em gestão na EPT pode auxiliar na proposição de mudanças efetivas que auxiliem o desenvolvimento de ações pedagógicas e educativas consistentes e efetivas.