Vamos falar sobre Docência?

Neste Módulo II, as discussões ocorrem a partir das seguintes Unidades Temáticas:

As Unidades Temáticas do Módulo II de Docência

Título: As Unidades Temáticas do Módulo II de Docência
Fonte:
Prosa (2024c).

Com certeza, não é possível abarcar em um curso de formação, seja ele qual for, toda a complexidade que a realidade da docência na Educação Profissional e Tecnológica apresenta. No entanto, ao discutirmos tanto as contingências históricas quanto as práticas inspiradoras e as teorias e didáticas integradoras, inclusivas e da educação de jovens e adultos, estamos ampliando nosso olhar, buscando novas perspectivas de ação que contemplem os desafios cotidianos enfrentados pelos docentes na EPT. 

Ao compreendermos como se efetiva a construção histórico-cultural do trabalho docente na EPT e suas especificidades diante da realidade educacional enfrentada, podemos ampliar a compreensão sobre quais alternativas são possíveis em nossa realidade. Lembrando sempre que as diferentes realidades na EPT apresentam diferentes configurações do trabalho docente, indicando a necessidade de compreendermos a multideterminação dos desafios da docência na EPT e suas implicações sociais e educacionais. 

Assim, a construção da relação entre identidade profissional, reconhecimento social e ética profissional na docência exige de nós diferentes saberes adquiridos em nossa trajetória profissional e uma formação continuada, na qual seja possível discutir, refletir e conhecer novas e diferentes narrativas da experiência em docência, para que, com essas inspirações, possamos propor mudanças nas situações e rotinas dos profissionais professores da EPT.

Para isso, cabe o estudo mais aprofundado do que é o ensino integrado como forma e conteúdo, a partir da compreensão do conceito de práxis como referência pedagógica, enquanto construção de uma atividade humana prático-crítica, ou seja, uma atividade consciente, pressuposto básico de um processo educativo. A Integração como princípio de articulação entre teoria e prática, entre escolarização e profissionalização, entre saberes sociais e saberes científicos, entre diferentes disciplinas e áreas de saberes é, mais do que nunca, uma exigência para uma formação ampliada, integrada e tecnológica.